Categorias: Paraíba

Embaixadora mirim da AME será homenageada com Medalha de Honra ao Mérito Municipal

PUBLICIDADE

A Atrofia Muscular Espinhal (AME), em resumo, é uma doença neuromuscular que se caracteriza pela degeneração e perda dos neurônios motores, levando à atrofia muscular. Na Paraíba são cerca de 40 portadores. Entre eles está Laissa Polyanna, de 12 anos, conhecida como “Laissa Guerreira”. Ela é uma ativista mirim incansável e sua luta em defesa dessas pessoas já obteve conquistas importantes. Como reconhecimento, a pequena guerreira vai receber a Medalha de Honra ao Mérito Municipal.

A sessão especial para entrega da Medalha de Honra será na próxima quinta-feira (10), a partir das 19h00, no plenário da Câmara Municipal de Campina Grande. A homenagem parte da vereadora e presidente Ivonete Ludgério (PSD), que tem acompanhado de perto a luta incansável de Laissa e outros ativistas da AME na Paraíba há alguns anos.

Laíssa é bastante conhecida no parlamento campinense. Já participou de várias sessões, audiências públicas e tribunas livres, sempre usando a palavra com desenvoltura e precisão. A vereadora Ivonete, no ano de 2017, após conhecer a causa reuniu um grupo de vereadores e foi a Brasília pedir a liberação do medicamento Spinraza pelo Ministério da Saúde, para fornecimento gratuito através do SUS. Meses depois o medicamento, que possui um custo altíssimo, foi liberado. A vereadora recebeu o diploma “Amigos da AME” das mãos de Laissa.

Em março desse ano Laissa emocionou os senadores e o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante uma audiência na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS). Ela pediu para que o remédio Spinraza continue sendo fornecido sem interrupção a todos os portadores de AME. O Spinraza foi rejeitado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) em setembro de 2018. O ministro sinalizou pra a possível incorporação do medicamento para tratamento da AME subtipo 1.

Laissa Guerreira é diretora de comunicação da AMEPB, representante estudantil das crianças portadoras de deficiência, palestrante motivacional para jovens até 09 anos, youtuber, miniblogueira e idealizadora da Corrida Inclusiva em Campina Grande. Já recebeu o título de Membro Honorário pelo Instituto Nacional de Atrofia Muscular Espinhal de São Paulo; O diploma Bertha Lutz em Brasília; o Troféu Mulher Exemplo Paraíba 2018; foi escolhida para o projeto “Toda Criança é Feliz” pelo Instituto Luz Natural (Recife), além de muitas outras importantes conquistas já obtidas pela pequena guerreira.

Assessoria de Comunicação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024