Categorias: Paraíba

Em Cabedelo, estudantes participam de projeto sobre sustentabilidade

PUBLICIDADE

Alunos de 13 escolas da rede municipal de ensino lotaram as dependências do Ginásio Poliesportivo Municipal, em Camalaú, para assistirem à apresentação da peça do projeto Relix nesta segunda-feira (27). A iniciativa é fruto de uma parceria entre as Secretaria de Educação (Seduc) –  por meio Setor de Projetos Educacionais e da Coordenação de Assistência ao Educando, – e de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e o Serviço Social da Indústria (Sesi).

O Relix é um projeto de educação, arte e tecnologia voltado para sustentabilidade patrocinado pelo Sesi. A iniciativa reservou quatro apresentações para Cabedelo – duas pela manhã e duas à tarde –, reunindo cerca de mil expectadores. Ao todo, o projeto realizará 115 apresentações pelo Estado e a meta é atingir um público de 30 mil pessoas.

“Enquanto educador estou muito feliz por receber o projeto Relix em Cabedelo. É uma oportunidade inédita de poder ver um espetáculo tão completo, tão perfeito na discussão de uma temática tão importante para a vida humana, para o planeta e para nossa cidade. Agradecemos à gestão municipal por trazer esse espetáculo para o município. Vemos nos olhos dos alunos a participação e a interação deles, e isso é fantástico para  o processo de sensibilização, aprendizado e conscientização sobre a questão”, declarou o coordenador do Setor de Projetos Educacionais, Gilberto Silva

O Relix discute, através de ações lúdicas e interativas, o destino do lixo que produzimos e atenta sobre a importância da reciclagem no país. O espetáculo apresentado em Cabedelo reúne seis atores em cena representando um enredo construído sobre a sustentabilidade, os processos de manejo do lixo e conceitos ligados ao tema. São cinco heróis em cena e um catador de lixo como personagens das ações. Os atores pertencem ao grupo XPTO, de São Paulo. 

 “O projeto foi idealizado para conscientizar as pessoas sobre o problema do lixo e a responsabilidade de cada um de nós sobre isso, baseado nos cinco ‘erres’ – reduzir, recusar, repensar, reutilizar e reciclar. Além do espetáculo, o projeto distribui 35 mil cartilhas com alunos e comunidade e disponibiliza um manual pedagógico para os professores trabalharem com a temática em todas as matérias. Essa é uma forma criativa de sensibilizar e introduzir o debate sobre a sustentabilidade de forma lúdica e participativa”, explicou a produtora executiva do espetáculo, Carlucia Carrazza.

Carraza destacou, ainda, que, além dessa ação, o projeto executa a montagem de uma exposição fotográfica para valorizar e empoderar as catadoras de resíduos.

“Também é lançado um aplicativo para localização, via GPS, das associações de catadores e pontos de coleta seletiva; doadas 50 pares de lixeiras para as escolas e vinte ecobicicletas para as coletoras e para os catadores”, finalizou.

 

Assessoria

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após vazamento de áudio com críticas a Romero, Tovar reforça lealdade: “Sigo ele na decisão que ele tomar”

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) garantiu nesta sexta-feira (10) que seguirá o deputado…

10 de maio de 2024

Prejuízo: pré-candidatos do PT começam a declinar de postulação para vereador por conta de indefinição em João Pessoa

Em entrevista nesta sexta-feira (10) à rádio Correio FM, Marcus Túlio, presidente do Partido dos…

10 de maio de 2024

Grupo apresenta ação no TSE para tentar reverter fusão entre PTB e Patriota

Um grupo político ligado à União Trabalhista Brasileira (UTB) entrou com uma ação no Tribunal…

10 de maio de 2024

Caminhão caçamba desgovernado colide com residência em Cruz das Armas, João Pessoa

Um incidente envolvendo um caminhão caçamba desgovernado foi registrado na tarde desta sexta-feira (10), na…

10 de maio de 2024

CPI à vista? Vereador do Republicanos propõe investigação sobre lançamento de esgoto na orla de João Pessoa

O vereador Mikika Leitão, filiado ao Republicanos, anunciou nesta sexta-feira (10) que já deu instruções…

10 de maio de 2024

TCE-PB aponta irregularidades na administração de São José de Caiana e aceita denúncia contra prefeito e vereador

O relatório preliminar do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) revela questões preocupantes…

10 de maio de 2024