Categorias: Paraíba

Em 5 meses, 10 mil paraibanos foram afastados do trabalho

PUBLICIDADE

No mês de prevenção à saúde, um dado preocupante: nos últimos cinco meses, cerca de 10 mil paraibanos foram afastados das suas atividades e do trabalho por problemas de saúde, dos quais aproximadamente 10% por doenças psicológicas e Covid-19. Segundo dados do INSS, foram pelo menos 961 requisições de auxílio-doença na Paraíba por doenças psicológicas, aposentadoria por invalidez e auxílio-doença por acidente do trabalho, de novembro de 2020 a 26 de março deste ano (média de 6 requisições/dia). O alto índice de adoecimento mental é um dos temas que preocupa o Ministério Público do Trabalho (MPT) e estará em discussão durante o Abril Verde, mês de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em um ano de pandemia, o MPT recebeu 41.729 denúncias de irregularidades trabalhistas relacionadas à Covid-19 no País, das quais 1.311 na Paraíba (dados de março/2020 a 29 de março/2021).

Nesta quarta-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, acontecerá a abertura do movimento Abril Verde na Paraíba, com audiência pública, às 15h, transmitida pelo Canal do YouTube da Assembleia Legislativa da Paraíba (propositura do deputado Wilson Filho). O evento – que será realizado online devido à pandemia – contará com a presença do procurador-geral do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro, da procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Myllena Alencar, dos procuradores do Trabalho Carlos Eduardo Lima e Raulino Maracajá, coordenadores regionais da Codemat/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho), além de representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 13ª Região), CREA-PB, Sesi, Senar, Cerest, sindicatos, associações, Superintendência Regional do Trabalho (SRT), além de outras entidades. O evento online pode ser acompanhado pela população.

Prédios iluminados de verde

Durante este mês de abril, prédios públicos e monumentos são iluminados de verde. A ideia é chamar a atenção de toda a sociedade para o grande número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Na Paraíba, a sede do MPT, no Centro de João Pessoa, e o prédio do MPT em Campina Grande, receberam iluminação especial. A iluminação verde é uma homenagem às vítimas de acidentes e doenças laborais, entre elas, vítimas da Covid-19. O 28 de abril é o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do trabalho.

Brasil registra um acidente a cada 49 segundos

Doenças e acidentes relacionados ao trabalho geraram gastos estimados em R$ 96 bilhões ao Brasil de 2012 até hoje (afastamentos acidentários, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez), segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – ferramenta do MPT e da OIT – (https://smartlabbr.org/sst). Na Paraíba, os gastos somaram aproximadamente R$ 1 bilhão (de 2012 a 2018). De acordo com a ferramenta, são mais de 5,9 milhões de acidentes de trabalho no País registrados de 2012 até esta terça-feira (6), somente de trabalhadores com carteira assinada, uma média de uma notificação a cada 49 segundos.

PB: 16 casos por dia de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

Na Paraíba, os últimos dados mostram mais de 6,2 mil notificações de acidentes de trabalho e doenças relacionadas, somente no ano de 2018, uma média de 16 casos por dia. Neste 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, o MPT reafirma o seu compromisso na prevenção e no combate a acidentes laborais e doenças ocupacionais, que geram prejuízos aos trabalhadores e a toda a sociedade.

Perda de 4% do PIB com doenças e acidentes do trabalho

Anualmente, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia perde cerca de 4% do Produto Interno Bruto em razão de doenças e acidentes do trabalho, o que, além das perdas humanas, destaca a perda de produtividade causada por ambientes de trabalho inseguros ou insalubres.

Redação com Ascom/MPT-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024