Categorias: Paraíba

Draga chinesa começa a operar no Porto de Cabedelo

PUBLICIDADE

Draga chinesa começa a operar no Porto de Cabedelo

 

A diretoria da Companhia Docas da Paraíba confirmou nesta sexta-feira (3), que a moderna draga Xin Hai Feng, já está em operação no do Porto de Cabedelo.

Os trabalhos começaram às 06h, desta sexta-feira. Com capacidade de até 16.800 mil metros cúbicos, a nova draga vai acelerar as obras de dragagem do terminal, visto que seu desempenho é quase seis vezes maior que o da draga Hang Jun 3001, que chegou ao porto em junho de 2010 e tem capacidade de operar somente até três mil metros cúbicos.

Segundo o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, a Xin Hai Feng possui capacidade operacional suficiente para concluir as obras de aprofundamento do canal de navegação e bacia de evolução do terminal paraibano até o início de 2011.

A nova draga chegou na última segunda-feira (29) e só foi liberada nesta sexta-feira, depois de concluído todo o procedimento de vistoria realizado pela Polícia Federal, a ANVISA e a Capitania dos Portos. Para Breckenfeld, o equipamento, de origem chinesa, chegou no momento certo.“A Xin Hai Feng é do ano de 2008, é bastante moderna e tem capacidade bem maior que a outra draga opera no Porto atualmente. Com ela e a Hang Jun operando juntas, vamos finalizar essa obra rapidamente”, disse Wagner lembrando que a vistoria, sempre realizada pela Polícia Federal, a ANVISA e a Capitania dos Portos em todas as embarcações que chegam do exterior, envolve todos os aspectos de funcionamento da draga, desde suas condições de navegação, até higiene e maquinário.

O terminal paraibano possui um canal de seis quilômetros de extensão, 150 metros de largura e 9,14 metros de profundidade e trabalha com uma limitação de recebimento de embarcações de até 30 pés de calado. Com a conclusão das obras de dragagem, o Porto de Cabedelo conseguirá aumentar o seu potencial de recebimento de embarcações para navios de 40 pés de calado, bem como também aumentará seu fluxo de recebimento de mercadorias, tendo em vista que estará preparado para o desembarque de até 50 mil toneladas por embarcação.

 

Da assessoria News

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024