Categorias: Paraíba

Dois peixes-bois marinhos são encontrados mortos no Litoral Norte

PUBLICIDADE

Dois peixes-bois marinhos foram encontrados mortos no último domingo (15) e na última segunda-feira (16) no Litoral Norte da Paraíba. A informações só foi divulgada nesta sexta-feira (20) pela equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho (PVPM). A suspeita é que os animais sejam mãe e filhote. A fêmea apresentava um hematoma na cabeça e em uma das nadadeiras.

No domingo (15), na praia do Miriri, a fêmea foi encontrada, em fase de amamentação, medindo 3,45 metros e com peso estimado de 870 kg. Com a ajuda dos técnicos de campo dos pescadores locais, o PVPBM retirou a carcaça da praia e levou para a base da Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape/ICMBio, onde foi submetida à necropsia.

Como estava em avançado estado de decomposição, não foi possível identificar a causa da morte. No entanto, de acordo com a equipe do projeto que acolheu, é possível adiantar que há indícios de interação humana na morte do animal.

Na segunda-feira (16), foi encontrado um filhote de peixe-boi marinho encalhado e morto, em avançado estado de decomposição, na praia de Lucena, que fica na outra margem do Rio Miriri. Era um macho de 1,63 metros e 38,4 kg. A equipe acredita que pode existir uma relação direta entre estes dois eventos de encalhe, tratando-se assim de um caso de uma mãe com filhote. Serão realizados testes genéticos para comprovar a relação entre os casos.

A médica veterinária do PVPBM, Vanessa Rebelo, coletou amostras dos órgãos e do conteúdo gastrointestinal, os quais serão submetidos para análises laboratoriais que servirão como informações complementares para a identificar a causa da morte.

Os dois eventos de encalhe ocorreram em uma importante área de uso dos peixes-bois marinhos no litoral da Paraíba: o estuário do Rio Miriri. De acordo com o PBPBM, existem preocupações crescentes acerca das atividades de pesca praticadas neste local em decorrência das redes utilizada, o que representa um risco direto para a espécie, sobretudo quando estes animais estão com filhotes, pois utilizam os estuários com muita frequência.

 

 

Foto: PVPBM/Divulgação

Redação com G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da Paraíba discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta segunda-feira (06), para…

6 de maio de 2024

EXCLUSIVO: Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024