Categorias: Paraíba

DOE traz decreto que regulamenta o Conselho da Igualdade Racial

PUBLICIDADE

Colegiado será órgão fiscalizador e vai assessorar Governo do Estado quanto a políticas públicas

O Diário Oficial desta quarta-feira (14) traz a publicação do Decreto de nº. 31.187, de 13 de abril de 2010, que regulamenta a Lei nº. 8.993 de 15 de dezembro de 2009, criando o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR). Vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), ele é um órgão colegiado permanente, sendo de caráter consultivo, deliberativo e normativo.

De acordo com o decreto, o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial vai atuar como órgão fiscalizador e de aconselhamento ao Governo do Estado da Paraíba, nas questões relativas às políticas de promoção da igualdade racial. O CEPIR obedecerá aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, inerentes a todos os órgãos públicos, bem como a diretrizes estabelecidas no Decreto Federal nº. 4.886, de 20 de novembro de 2003, que institui a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PNPIR).

Marco – A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, avalia a criação do colegiado como um marco histórico na luta dos segmentos raciais e étnicos, com destaque para o Movimento Negro da Paraíba, que ao longo dos anos vem pautando esta reivindicação. Neste sentido, sua composição contempla representações da população negra, povo indígena, comunidades de terreiro e comunidades tradicionais (como quilombolas e ciganos).

A secretária disse que por essa razão considera a criação do conselho “uma conquista imensurável para todos os movimentos sociais e gestores”. Além disso, Giucélia também considera o ato “um avanço da atual gestão e ao mesmo tempo reafirma seu compromisso com a redução das desigualdades sociais, econômicas, políticas, culturais e amplia o processo de participação social para a construção e definição de uma política de Estado que contemple esses segmentos, que sempre estiveram a margem dos organismos oficiais”.

De acordo com Giucélia é desejo do governo estadual, “estruturar e fortalecer esta instância para que a mesma possa exercer sua finalidade de assessoria a gestão estadual, como protagonistas na elaboração e proposição de políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, com recorte especial para a população indígena, comunidades de terreiro e comunidades tradicionais”, informou a secretária.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito de Itatuba agradece ao Senador Veneziano obras de pavimentação: “Tem dado total apoio ao nosso município”

O prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda (MDB), expressou nesta semana a sua gratidão o vice-presidente…

28 de abril de 2024

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024