Categorias: Paraíba

Documentário da TV Assembleia é exibido pela TV Educativa São Paulo

PUBLICIDADE

Produzido pela TV Assembleia da Paraíba, o documentário “Chatô – O Império do Repórter”, será exibido pela TV Educativa de São Paulo em três edições.

 

A obra documental, que conta a história do paraibano Assis Chateaubriand Bandeira de Melo será exibida pela TV Educativa de Jundiaí (TVE – Jundiaí), em São Paulo, nesta quinta-feira (15), às 20h30, com reprises no sábado (17), às 13h30, e no domingo (18), às 19h30.

 

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia, a divulgação do documentário produzido pela TV Assembleia em outro estado brasileiro demonstra o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais que compõem o núcleo de comunicação da Casa de Epitácio Pessoa. “É muito importante reconhecer o trabalho desses profissionais de comunicação, que com muito cuidado realizaram um pesquisa aprofundará sobre o paraibano de Umbuzeiro que se tornou um dos homens mais importantes na comunicação do Brasil”, ressaltou o presidente da Assembleia.

 

Chatô – O Império do Repórter

 

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello nasceu no dia 4 de outubro de 1892 na cidade de Umbuzeiro e destacou-se no cenário nacional como jornalista, empresário e político. Morreu em 4 de abril de 1968, aos 75 anos.

 

O documentário conta a trajetória de um dos homens mais influentes do Brasil entre as décadas de 1940 e 1960. O material aborda curiosidades do criador do Diários Associados, que chegou a ser o maior conglomerado de comunicação da América Latina e traz entrevistas exclusivas com pessoas que trabalharam com Chatô, a exemplo da enfermeira Emilia Belchior, que cuidou do magnata das comunicações durante oito anos e de o repórter Adirson Vasconcelos, que trabalhou com o paraibano nos Diários Associados, na sucursal de Brasília.

 

O documentário traz ainda a história da criação do Museu de Arte de São Paulo (MASP), idealizado por Chateubriand, conta a história da escolha do nome da cidade de Bayeux, fato que também aconteceu pela influência política do jornalista e conta a participação dos Diários Associados na ocasião do golpe militar de 1964.

 


Redação

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Desembargador rejeita pedido de adiamento das audiências do Padre Egídio de Carvalho

O desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), rejeitou, na…

17 de maio de 2024

Número de jogos adiados sobe para 71 com a paralisação do Brasileirão

Libertadores, Sul Americana, Copa do Brasil e Séries A, B, C e D do Campeonato…

17 de maio de 2024

Mersinho Lucena confirma licença do mandato em junho para coordenar campanha de reeleição de Cícero, em JP; Eliza assume

O deputado Mersinho Lucena (Progressistas) confirmou ao Blog da Sony Lacerda, nesta sexta-feira (17), que…

17 de maio de 2024

Centro de Convenções de João Pessoa está entre os sete maiores do país

Localizado no Polo Ecoturístico do Cabo Branco, o Centro de Convenções de João Pessoa é…

17 de maio de 2024

Presidente do PT diz que tendência é por nova pesquisa e decisão na capital pode ser novamente adiada

Em entrevista na noite de ontem (16), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

17 de maio de 2024

Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

O Brasil foi escolhido pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) para sediar a Copa do Mundo Feminina…

17 de maio de 2024