Categorias: Paraíba

Desembargador Lincoln inaugura reformas em Cuité

PUBLICIDADE

O corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (24), a reforma e ampliação do Fórum “Desembargador Rivaldo Silvério da Fonseca”, e do Depósito Judicial “Cel. Benedito Lima Júnior” da comarca de Cuité. No final da solenidade, houve a benção pelo Padre Luciano Guedes.

A inauguração contou com a participação dos desembargadores, Antônio de Pádua Lima Montenegro, Leôncio Teixeira Câmara e Arnóbio Alves Teodósio; do secretário-geral do TJPB, Robson de Lima Cananéa; do presidente da Anoreg, Germano Toscano de Brito; de juízes; membros do Ministério Público estadual; do defensor-geral adjunto, Marcos Gerbasi, representando o Governo do Estado; e lideranças locais, que foram conferir os melhoramentos empreendidos no prédio-sede da comarca.

A comarca foi instalada em abril de 1940, e elevada à 2ª entrância, em maio de 2008, durante a gestão do desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro. O fórum foi edificado em 28 de fevereiro de 1998, sob a presidência do desembargador Raphael Carneiro Arnaud. Com quase 12 anos de funcionamento, o prédio carecia de uma reforma geral e ampliação de suas instalações, providências que foram iniciadas na gestão anterior e concluída na atual administração do presidente do TJPB, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior.

O desembargador Abraham Lincoln ressaltou que a reforma e ampliação do fórum passam a oferecer melhores condições de trabalho aos servidores que atuam na unidade judiciária, bem como comodidade aos jurisdicionados. “O fórum de Cuité está sendo beneficiado com essa magnífica obra. Não é apenas uma reforma e sim, um novo prédio, digno como a população desta comarca”, disse.

O decano do Tribunal de Justiça, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, falou que “uma das metas da minha administração foi a reforma e ampliação deste prédio. Desta forma, estamos oferecendo, hoje, uma Casa digna e decente para os jurisdicionados”.

A diretora do Foro, juíza Gianne de Carvalho Teotônio, afirmou que a obra atende a uma expectativa antiga de conquista dos magistrados e servidores. “Esta reforma traz um espaço maior e mais moderno, ao mesmo tempo possibilita que os funcionários exerçam as suas funções com mais qualidade e condições de trabalho em benefício das partes”.

Já a prefeita de Cuité, Euda Fabiana de Farias Venâncio, observou que a reforma geral do prédio era um anseio dos munícipes, que há muito esperava a consolidação de uma estrutura adequada para o atendimento das demandas locais. “A população recebe esta obra de braços abertos e agradece o empenho do Poder Judiciário”, enfatizou.

O Fundo do Poder Judiciário estadual investiu recursos da ordem de mais de um milhão de reais na execução do projeto, além dos investimentos em equipamentos de informática e condicionadores de ar. Com as melhorias estruturais, o prédio vai abrigar gabinetes dos juízes da 1ª e 2ª Varas, salas de audiências, cartórios, salas da Defensoria Pública, do Ministério Público estadual, dos Oficiais de Justiça e dos Advogados, Tribunal do Júri, banheiros, arquivo e biblioteca.

Histórico – O fórum está situado na rua Samuele Furtado, Centro. A cidade está localizada na microrregião do curimataú ocidental do Estado e possui 758 km2. A comarca abrange, também, o município de Nova Floresta.

Segundo censo do IBGE de 2007, Cuité possui 20.197 habitantes, que são atendidos por duas varas cíveis, e conta, atualmente, com 18 servidores, entre analistas e técnicos judiciário; secretário do foro; distribuidor, contador e partidor; técnicos judiciários especialidade execução de mandados; e agentes de serviços gerais.

Números – Conforme dados do Sistema Integrado de Comarcas (Siscom) do Tribunal de Justiça, a comarca possui um acervo de 1.322 processos ativos, distribuídos entre as duas unidades judiciárias.
 

TJPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Perito acusado de matar motoboy em João Pessoa faz acordo com MP e processo é encerrado

O processo contra o perito criminal Robson Félix, acusado de matar o motoboy Orlando Pereira…

30 de abril de 2024

Após rompimento com Cícero, Milanez promete independência na CMJP e pondera: “O que vier de bom terá meu apoio”

Após rompimento político com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), o vereador Fernando…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Mesmo filiado ao PDT, João Almeida não terá legenda para disputar CMJP, sentencia Junio Leandro

O presidente municipal do PDT de João Pessoa, Junio Leandro, afirmou nesta terça-feira (30) que…

30 de abril de 2024

Tarifa Zero terá nova edição no primeiro sábado de maio

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, realiza neste sábado (4) mais uma…

30 de abril de 2024

Criança de 10 anos denuncia padrasto por abuso sexual em João Pessoa

Na noite dessa segunda-feira (29), uma criança de dez anos procurou a Unidade de Polícia…

30 de abril de 2024