Categorias: Paraíba

Creci-PB participa intensamente de discussão sobre novo Plano Diretor de JP

PUBLICIDADE

A exemplo das vezes anteriores, nos auditórios do Sinduscon-JP e do Crea-PB, o Creci-PB participou, esta semana, desta vez, de forma on-line, de mais uma reunião técnica setorial promovida pela Prefeitura da Capital e pelo Consórcio João Pessoa Sustentável, para discutir o Plano Diretor do município.

A participação do Conselho se deu de forma bastante representativa, pelos diretores presidente, 1º vice-presidente, secretário e de expansão do mercado imobiliário, respectivamente, Rômulo Soares, Lamarck Leitão, Fabiano Cabral e Alisson Holanda; pelos conselheiros federais Glauco Morais e Ubirajara Marques e pelos membros da Comissão de Desenvolvimento Urbano do Órgão em João Pessoa, Ricardo Vieira, Leonardo Forte, Rodrigo Falcone e Raquel Holanda.

Acompanhamento e contribuição

“O Creci-PB vem acompanhando de perto e, claro, contribuindo em questões como essa, também nos municípios de Campina Grande e Patos. Como peças fundamentais no mercado imobiliário, os corretores de imóveis têm muito como colaborar, com seu conhecimento e experiência para esse instrumento básico da política de desenvolvimento do município”, afirmou Rômulo Soares.

Em sua intervenção, ele sugeriu a humanização do novo Plano Diretor, no tocante à acessibilidade por portadores de deficiência e integrantes da terceira idade, além de atenção à demandas urgentes de inúmeros bairros, quanto à infra-estrutura e logística. E concluiu, fazendo referência ao grande potencial turstico e econômico, capaz de transformar a realidade do centro histórico.

Lamarck Leitão alertou para a falta de estacionamento no centro da cidade (e quando tem, pago), cuja dificuldade tem provocado mudanças para os bairros da praia, do abandono de casas e prédios, e falou da qualificada contribuição que os corretores de imóveis podem dar, por meio de avaliações mercadológicas.

Por sua vez, Alisson Holanda, ao falar também pelo Sinduscon-JP, destacou a necessidade de políticas públicas por parte da Prefeitura, no sentido de contribuir com a iniciativa privada, bem como ofertar equipamentos e estrutura para atender a crescente procura por imóveis de praia, por pessoas das regiões sul, sudeste e centro-oeste do país.

Glauco Morais, que além de corretor de imóveis, é advogado, externou sua preocupação com a mobilidade urbana, sobretudo considerando o crescente adensamento de bairros como Manaíra e Bessa e necessidade de desafogo, por meio do novo Plano, do eixo Tambaú-Cabo Branco.

Fabiano Cabral externou a preocupação com as invasões efetuadas de forma mais intensa no bairro do Altiplano, próximo a grandes investimentos imobiliários.

Loteamento de áreas públicas

Para Rodrigo Falcone, esse processo acintoso de grilagem urbana, em áreas públicas, é praticado por verdadeiras gangues. “A Prefeitura perdeu a capacidade de gerir essas áreas, destinadas a praças e equipamentos de lazer e que foram favelizadas, impedindo o cumprimento de suas verdadeiras finalidades”, declarou.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024