Categorias: Paraíba

Covid-19: entenda o que é curva de transmissão e como reduzi-la

PUBLICIDADE

Diariamente a Paraíba tem registrado recordes de novos casos de Covid-19. O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, na quinta-feira (14), revelou o maior número de casos (316) em um único dia. No total, são 3.360 pessoas com diagnóstico fechado do novo coronavírus e 160 mortes pela doença.

Médicos e especialistas em saúde têm falado diariamente sobre medidas que podem contribuir para diminuir estes casos e achatar a curva de transmissão da doença que, conforme explica o infectologista do Hospital do Hapvida em João Pessoa, Fernando Chagas, trata-se da contagem de pessoas que adoecem ao mesmo tempo em determinada região. “Quanto mais alta a curva de transmissão, mais pessoas adoecem ao mesmo tempo”, reforça.

O especialista destaca que a Covid-19 é uma doença que tem a capacidade de fazer com que várias pessoas adoeçam ao mesmo tempo e uma média de 15% ds que foram acometidas pelo novo coronavírus tendem a precisar ficar internadas e até mesmo necessitar de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Desse percentual apresentado, acredita-se que 5 a 7% das pessoas acabam indo para UTI. “Então se várias pessoas adoecem e precisam da UTI ao mesmo tempo da UTI não há sistema de saúde no mundo que suporte a demanda”, esclarece Fernando Chagas.

O infectologista afirma que para que isso não aconteça, a ideia é achatar a curva de transmissão e transmissibilidade da doença, para que menos pessoas adoeçam ao mesmo tempo e, consequentemente, precisem de UTI. Com tudo, a orientação acerca da lavagem das mãos e o cuidado da higiene pessoal, utilização de máscara e isolamento social são fatores que contribui para esse achatamento. “Este último é a medida de maior impacto e isso pode ser confirmado a partir do momento em que se toma como referência Portugal, que foi um dos primeiros países a adotar o isolamento social e teve um pouco mais de 1.000 casos em 50 dias. No Brasil, houve uma flexibilização e o resultado foi o registro de 10.000 casos”, compara.

Fernando Chagas alerta ainda que o isolamento social é uma arma muito poderosa. “Ele é capaz de fazer com que a curva de transmissão caia evitando um colapso no sistema de saúde. Portanto, a grande medida é essa, o isolamento social e evitar as aglomerações, o cuidado com o toque, limpeza de superfícies, não levar à mão aos olhos e boca e usar máscara”, orienta e conclui.

 

Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Aluízio Bezerra é eleito pelo Pleno e assume vaga de desembargador do Tribunal de Justiça

O juiz Aluízio Bezerra Filho foi eleito, nesta segunda-feira (29), para o cargo de desembargador…

29 de abril de 2024

João e Daniella criticam governo federal por judicializar desoneração da folha de pagamento

Nesta segunda-feira (29), o Governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e a Senadora Daniella Ribeiro…

29 de abril de 2024