Categorias: Paraíba

Comunidade recebe programa JP em Ação

PUBLICIDADE

 A comunidade Tito Silva, localizada nas imediações dos bairros Castelo Branco e Miramar, é a primeira a receber as medidas do João Pessoa em Ação em 2017. O programa de caráter preventivo é da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC/JP) e tem o objetivo de minimizar as ocorrências decorrentes dos efeitos das chuvas.

 

O coordenador do órgão, Noé Estrela, explica que a área é considerada prioritária por acomodar uma das comunidades ribeirinhas mais problemáticas da cidade. “Principalmente no período de chuva, porque a água se eleva e acaba inundando as casas”, ressalta.

 

As ações já estão em execução e contam com auxilio de máquinas e pessoal da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). “Nós estamos com equipamento de grande porte, uma máquina escavadeira hidráulica é responsável pela limpeza e escavação do leito do rio. Um barco com o pessoal da Emlur nos auxilia com a liberação da vegetação do outro lado da margem, onde a máquina não alcança”, explica Estrela.

 

Ainda segundo Noé, as ações vêm surtindo efeitos positivos e a cada ano a Defesa Civil se empenha no aperfeiçoamento dessas ações “No ano passado tivemos problemas em relação à vegetação, que descia junto com a correnteza e ficava encostada à ponte de passagem, criando um represamento da água. Então já estamos resolvendo essa situação por lá”, ressaltou.

 

Depois da Tito Silva, o João Pessoa em Ação seguirá para a comunidade São José, que também é considerada uma área problemática e exige cuidado especial. “Outras comunidades também serão trabalhadas. Já realizamos ações na Epitácio Pessoa e na Beira Rio, onde começamos a fazer a retirada de lixo. A comunidade Guaíba já foi beneficiada, com a limpeza do rio. Nós já fizemos a programação para 2017 e com certeza quando o inverno chegar o impacto vai ser bem menor para essas comunidades”, reforça Noé Estrela.

 

João Pessoa em Ação – Implantado pela PMJP em 2013, o programa acontece todos os anos, com a finalidade de estabelecer procedimentos estratégicos de serviços preventivos, proporcionando o atendimento eficiente junto aos pessoenses.

 

Além da Defesa Civil, integram a força-tarefa as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além da Guarda Municipal e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Ainda são parceiros da iniciativa o Corpo de Bombeiros, Energisa e Cagepa.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024