Categorias: Paraíba

Comissão cobrará do Governo Federal UTI neonatal em Cajazeiras

PUBLICIDADE

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Gervásio Maia, anunciou nesta sexta-feira (9), em Cajazeiras, Sertão paraibano, a criação de uma Comissão Suprapartidária para cobrar do Ministério da Saúde a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal no Hospital Universitário Júlio Bandeira. O anúncio ocorreu durante Audiência Pública em conjunto com a Câmara Municipal da cidade sobre a situação da saúde pública no Sertão do Estado. A audiência foi proposta proposta pelo  deputado Jeová Campos.

Na ocasião, Gervásio destacou que a Comissão Suprapartidária terá o objetivo de cobrar mais empenho do Governo Federal para criação da UTI. “A primeira providência adotada pela Comissão será solicitar uma audiência com o Ministério da Saúde para que possamos cobrar a implantação da UTI neonatal aqui em Cajazeiras, além de colocar em discussão outras reindicações, a exemplo da construção do Hospital Geral de Cajazeiras”, afirmou. 

O presidente da Assembleia Legislativa destacou ainda os bons indicadores do Governo do Estado na saúde em meio a falta de recursos do Governo Federal. “A Paraíba foi o estado da região Nordeste que mais reduziu a taxa de mortalidade infantil mesmo com a omissão do Governo Federal. Além disso, o governador Ricardo Coutinho tem reformado e construído hospitais, a exemplo do Hospital do Coração Dom José Maria Pires”, acrescentou. 

O deputado Jeová Campos ressaltou a importância de a Assembleia Legislativa debater saúde pública no Sertão do estado. “É uma questão em que nós, parlamentares, temos de fazer o que nos compete, discutir com toda a sociedade e cobrando soluções dos responsáveis”, disse. 

Além da implantação de uma UTI neonatal para o Hospital Universitário de Cajazeiras, outro debate lançado pela Assembleia Legislativa é sobre a construção do Hospital Geral de Cajazeiras. 

O presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Marcos Barros, parabenizou a iniciativa da Assembleia pela audiência conjunta. “A participação da Assembleia Legislativa nesse tema é muito importante para que possamos buscar soluções para a saúde pública no Sertão do Estado, principalmente junto ao Governo Federal”, completou. 

A diretora do Hospital Universitário de Cajazeiras, Mônica Paulino também elogiou a iniciativa da Casa Legislativa. “Em 2017, tivemos mais de 25 mil atendimentos, o que mostra a necessidade desse debate, para fortalecermos ainda mais a rede materno-infantil”, afirmou. 

De acordo com o deputado Jeová Campos, a necessidade da implantação de uma UTI neonatal em Cajazeiras ficou ainda mais evidente quando a bebê morreu ao ser transferida da cidade de Sousa para Campina Grande. 

O aposentado José Galdino acredita que se o Hospital Universitário de Cajazeiras tivesse a UTI neonatal a sua bisneta não teria morrido. “Fico muito feliz, porque sei que a morte de minha neta não foi em vão”, disse emocionado.

Participaram ainda da Audiência Pública prefeitos da região, vereadores, secretários entre outras autoridades.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mulher é presa por usar cartão de crédito encontrado na rua e ‘estourar’ limite, na Paraíba

Uma mulher de 36 anos foi presa em flagrante, acusada de encontrar um cartão de…

21 de maio de 2024

Jhony Bezerra diz que Governo do Estado está confiante na vitória em Campina Grande independentemente de Romero

O secretário de Estado da Saúde da Paraíba e pré-candidato a prefeito de Campina Grande,…

21 de maio de 2024

Sargento Rui assume mandato na ALPB com compromisso de continuidade e dedicação

O Sargento Rui (PL) assumiu oficialmente seu mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba nesta terça-feira…

21 de maio de 2024

É domingo: equipe da PB disputa Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas Sub 23, no RJ

A equipe da Associação Atlética da Pessoa com Deficiência da Paraíba (AAPD-PB) participa, com o…

21 de maio de 2024

Vereador cobra reciprocidade do PSB/P e culpa interlocutores de João por fragilizar relação com PT

Em entrevista à Band News, nesta terça-feira (21), o vereador Marcos Henriques (PT) não poupou…

21 de maio de 2024

Junio Leandro ameaça tomar medida drástica caso PDT não barre candidatura de João Almeida a vereador de JP

Na manhã desta terça-feira (21), o vereador Junio Leandro, atual presidente do PDT de João…

21 de maio de 2024