Categorias: Paraíba

Comerciante e frequentadores reclamam de falta de estrutura nas praias de João Pessoa

PUBLICIDADE

A chegada do Verão e do período de férias atrai centenas de turistas e banhistas locais para o Litoral paraibano. Porém, apenas as belezas naturais são insuficientes para manter a fidelidade dos visitantes e a garantia de que eles vão voltar. Entra ano, sai ano e as praias urbanas da Região Metropolitana de João Pessoa não têm estrutura para receber os banhistas. Nas mais frequentadas, faltam detalhes que fariam toda a diferença, desde sanitários públicos a chuveiros distribuídos pela areia.

 

Os quiosques são a única alternativa para quem precisa utilizar um toalete na praia. “A gente libera o banheiro para qualquer banhista, mas outros quiosques cobram pelo uso”, observou o funcionário de um deles, Cosme Barbosa. Geraldo Júnior, gerente de um quiosque na praia de Tambaú, cobra R$ 1 para não clientes utilizarem o sanitário. Ele considera o valor justo para ajudar na manutenção da limpeza.

 

“Falta infraestrutura nas praias de João Pessoa para dar suporte a todos. Os frequentadores, às vezes, reclamam porque a prioridade é do bar, mas precisam entender nosso lado também. Em época de Verão, de férias ou quando tem show, o movimento é intenso. Tem que organizar a orla para receber os visitantes”, opinou.

 

O pensamento é o mesmo de quem chega para conhecer a cidade. “Estamos aqui há pouco tempo e percebemos que precisa de uma estrutura melhor. Estive em outras praias do Nordeste, como Porto de Galinhas (PE), Guarajuba (BA), e são bem diferentes, oferecem mais conforto para o visitante”, declarou o funcionário público Elian Aguiar, que mora em Goiás e está de férias em João Pessoa.

 

A esposa, Rogéria Aguiar, concorda com a diferença entre as praias do Cabo Branco e as de outros Estados. “Se investir aqui, vai melhorar muito e chamar mais turistas”, observou. Guarda-sóis. Na orla pessoense, várias pessoas oferecem mesas, cadeiras e guarda-sóis, cobrando. A questão, porém, não é o preço, mas a legalidade de quem atua. Alguns não são cadastrados pela Prefeitura da Capital e ocupam a areia de forma desordenada.

 

José Manoel Queiroz é autorizado pelo Município a atuar com seus dez guarda-sóis. Ele relatou, no entanto, que outras pessoas têm iniciado a atividade sem serem liberadas para isso. “É complicado, porque eu, por exemplo, estou legalizado, mas outros chegam, invadem o espaço, e acabam tomando uma freguesia que deveria ser nossa”, observou.

 

 

A secretária de Planejamento de João Pessoa, Daniella Bandeira, explicou que a responsabilidade de gerenciar a ocupação da areia por pessoas que alugam cadeiras e guarda-sóis para os banhistas ainda está em fase de transição entre a Prefeitura de João Pessoa e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

 

Ela destacou que, em tese, ninguém pode explorar área da União para benefício próprio e, inclusive, esse princípio justificou a remoção de todas as barracas de praias. “Estamos em discussão com a União, verificando valores e como será cobrado. Dependemos do governo federal para implementarmos uma política mais ampla. Temos todo o interesse em regularizar. Não vamos retirá-los, mas precisamos saber como permitir que eles ocupem”, analisou.

 

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jornalista é alvo de espancamento na Praça da Paz, no bairro dos Bancários

O jornalista Ulisses Barbosa, 59 anos, foi alvo de espancamento, na noite de ontem (02),…

3 de maio de 2024

Incêndio de grandes proporções deixa moradores em alerta, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa

Um incêndio de grandes proporções foi registrado, no início da manhã de hoje (03), em…

3 de maio de 2024

Paraíba confirma quarta morte por dengue em 2024 e vacinação é ampliada

Mais uma morte provocada por dengue é registrada na Paraíba. A Secretaria de Estado de…

3 de maio de 2024

Capturado no RN homem que matou outro a pedradas em Campina Grande ainda no ano de 2000

Na manhã de hoje, 3 de maio, a Polícia Civil da Paraíba, em ação conjunta…

3 de maio de 2024

João coloca forças de segurança da PB à disposição do RS: “Auxiliar no socorro às vítimas”

Nesta sexta-feira (03), o governador da Paraíba, João Azevêdo, emitiu uma declaração de solidariedade ao…

3 de maio de 2024

Jurídico da ALPB considera “frágil” ação contra a posse da Mesa Diretora: “Tanto que o próprio PSDB pediu desistência”

Nesta sexta-feira (03), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se pronunciou sobre a ação movida…

3 de maio de 2024