Categorias: Paraíba

CMJP celebra o Dia Mundial do Turismo e debate sobre as atividades do setor

PUBLICIDADE

 A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) celebrou o Dia Mundial do Turismo na tarde desta quarta-feira (30) durante sessão especial proposta pelo vereador Bruno Farias (PPS). Na ocasião, foi aberto um debate que discutiu as atividades do setor na Capital. O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro, data oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1980.

 

“Estamos celebrando o Dia Mundial de Turismo, seguimento tão importante para economia da sociedade. Muito mais que uma explanação, quero abrir um debate sobre esta atividade em João Pessoa. Vivemos momentos privilegiados no Turismo da Paraíba. Nos meses em que estive a frente da pasta municipal do setor, pude me apaixonar por esse universo cativante e me encantei pelas pessoas que fazem essa área tão fascinante. São desbravadores que depositam seus sonhos e sua vida neste seguimento tão importante e que se comunica com 52 cadeias produtivas. Vamos abrir o panorama, lançando um olhar para adiante, para melhor receber quem nos visita”, defendeu o propositor da sessão.

 

O vereador Raoni Mendes, turismólogo de formação, cobrou uma atenção efetiva do Poder Público para com o setor. “A causa é muito maior e precisa de mais esforço do município para criar investimentos para área. O protagonismo de todos os agentes envolvidos no setor, com seus esforços pessoais, é que tem elevado o Turismo de nossa cidade”, afirmou.

 

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, falou que o Turismo é uma atividade econômica que mobiliza toda linha da economia da sociedade, promovendo uma efetiva geração de emprego e renda. “Nosso estado está com uma hotelaria pujante e temos grandes oportunidades de negócios no setor. A Paraíba foi matéria de capa do Globo, na semana passada, e pela primeira vez estampamos a capa da revista de bordo da TAP, empresa de linhas áreas. Sou muito otimista e acredito no trabalho que fazemos”, comentou.

 

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de João Pessoa, Graco Parente, enalteceu o trabalho realizado pela PBTur, alegando grande parceria entre as duas instituições. Ele afirmou que existe uma grande preocupação com a capacitação dos agentes do setor para garantir uma mão de obra qualificada. “É fundamental criar um elo entre o nosso setor e o Poder Público para se concretizar as ações necessárias para o desenvolvimento das atividades turísticas de nossa cidade”, arguiu.

 

Já o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Paraíba (Abav-PB), Breno Mesquita, alegou que “o exército do Turismo pessoense precisa de mais reforço dos Poderes Públicos para garantir uma melhor e maior divulgação da Capital e do Estado”. Ele convidou a população para participar do Festival de Turismo de João Pessoa que será realizado no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima entre os dias 16 e 17 de outubro próximo.

 

A sessão também foi prestigiada pelo presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur), Genílton Pessoa e pelos jornalista, entusiastas do setor, Willis Leal e Fábio Cardoso; o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo na Paraíba (Abrajet-PB), Rogério Almeida e o delegado titular da Delegacia de Atendimento ao Turista da Capital, Francisco Alves de Azevedo Neto; além de diversos outros profissionais do setor.

 

Ao final das discussões, o vereador Bruno Farias solicitou que todos os presentes participassem das discussões da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2016, que deverá acontecer no Plenário da CMJP, no próximo mês de novembro. De acordo com ele, os “protagonistas” do Turismo da Capital precisam defender os investimos para o setor para o próximo ano, além de envidar esforços para cobra sua efetiva aplicação nas áreas estabelecidas durante as discussões da LOA.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

3 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

3 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

3 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

3 de maio de 2024

Receita de JP já concedeu mais 450 isenções tributárias a empresários que desejam investir no Centro

A Secretaria da Receita (Serem) da Prefeitura de João Pessoa já concedeu mais de 450…

3 de maio de 2024

Você sabia? unidades de saúde da PB devem comunicar indícios de maus-tratos e violência contra idosos

Unidades de saúde em todo o estado devem comunicar aos órgãos sobre indícios de violência…

3 de maio de 2024