Categorias: Paraíba

Cibersegurança e confiança digital é o tema central do IGF

PUBLICIDADE

 “Reforçando a cibersegurança e construindo confiança digital” é o título da Main Session da manhã do terceiro dia do Fórum de Governança da Internet da Organização das Nações Unidas. Para a ONU, precisamos reforçar a confiança global, promover a estabilidade internacional da Internet e reforçar a cooperação na governança global, bem como desenvolver de maneira mais segura para negócios e transações on-line, protegendo pessoas contra ameaças de suas liberdades na rede.

 

Sobre a confiança, a afirmação é que com a Internet como a base da economia global, a segurança cibernética é cada vez mais uma questão crítica na governança da Internet. Se tratados de forma inadequada, esses desafios vão levar a uma falta de capacidade de resistência, com impacto negativo na confiança no ecossistema digital global e crescimento econômico sustentável.

 

“A discussão sobre cibersegurança é a que eu destacaria como sendo mais quente do dia, pois tem debates sobre o ponto de vista do governo e empresas”, comentou o professor Claudio Furtado, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Pela manhã, ele também destacou os debates do Workshop 9, sobre diversidade e visibilidade do grupo LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

 

Ele também comentou sua participação em uma importante reunião promovida pela empresa Google, que discutiu a eficácia do sistema da empresa O3bNetworks, de internet via satélite. Na programação da tarde, Claudio Furtado destaca a discussão sobre a inclusão de mais pessoas na rede.

 

O tema deste ano – “Evolução da Governança da Internet: empoderando o desenvolvimento sustentável” – aborda oito subtemas: Cibersegurança e confiança; Economia da Internet; Inclusão e diversidade; Abertura de acesso; Reforçando a cooperação multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos críticos da Internet; e questões emergentes.

 

“As tecnologias da informação e da comunicação, que são um promotor poderoso do desenvolvimento sustentável, podem fazer grandes contribuições para a implementação dos objetivos e metas da Agenda 2030”, observou o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo.

 

Estão ocorrendo dentro do Fórum dezenas de eventos, incluindo o Fórum de Melhores Práticas do IGF, as “Coligações Dinâmicas” e o encontro “Opções Políticas para Conectar o Próximo Bilhão”, oportunidades únicas para discutir assuntos relacionados ao futuro da Internet.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

3 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

3 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

3 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

3 de maio de 2024

Receita de JP já concedeu mais 450 isenções tributárias a empresários que desejam investir no Centro

A Secretaria da Receita (Serem) da Prefeitura de João Pessoa já concedeu mais de 450…

3 de maio de 2024

Você sabia? unidades de saúde da PB devem comunicar indícios de maus-tratos e violência contra idosos

Unidades de saúde em todo o estado devem comunicar aos órgãos sobre indícios de violência…

3 de maio de 2024