A Paraíba o tempo todo  |

CG supera expectativas de empregabilidade no 1º semestre de 2021

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal, divulgou, na última quarta-feira, 14, o balanço referente à empregabilidade gerada no município, no primeiro semestre de 2021. Os dados gerais dão conta de 2.393 encaminhamentos, 1.668 novas vagas ofertadas, 1.787 novos cadastros e 514 colocações efetivas no mercado de trabalho.

Entre janeiro e junho de 2021, pleno período de pandemia do novo coronavírus, o município conseguiu superar os números alcançados no mesmo período do ano anterior. Um comparativo gerado pelo Sine Municipal, junto ao Sistema Nacional de Empregos demonstra que as vagas ofertadas no 1º semestre de 2020 foram um total de 196, enquanto que no 1º semestre de 2021 foi de 1.668. Esses dados apontam um crescimento de 851% em relação ao ano anterior no mesmo período. Isso é 9 vezes mais oportunidades disponibilizadas aos trabalhadores de Campina Grande.

Em referência aos novos cadastros, o 1º semestre de 2020 aponta 1.270 inscritos e o 1º semestre 2021 conta 1.787 pessoas que recorreram ao Sine Municipal. Mais de 500 novos cadastros no sistema. Já os encaminhamentos de trabalhadores para seleções no 1º semestre de 2020 foi de 408 pessoas, enquanto que no 1º semestre de 2021, subiu para 2.393. Um total de 586% mais encaminhamentos.

Esses dados implicam diretamente na colocação de profissionais no mercado de trabalho com carteira assinada, que no 1º semestre de 2020 foram apenas 65, enquanto que no 1º semestre de 2021 fechou em 514 trabalhadores empregados, ou seja, 7 vezes mais que no ano passado.

Em alguns casos, a cidade alcançou índices positivos maiores que no 1º mestre de 2019, período em que a economia ainda não havia sido afetada pela crise sanitária do covid 19, a exemplo do quantitativo de: vagas ofertadas (349), novos cadastros (1.453) e encaminhamentos (997). A colocação no mercado de trabalho foi de 711, no 1º semestre de 2019. Estes dados são encontrados no boletim interno do órgão, gerado mensalmente para avaliação e planejamento dos próximos meses.

Em reunião, o prefeito Bruno Cunha Lima comentou sobre suas expectativas em relação ao trabalho realizado pelo Sine Municipal. “Nós estamos em uma linha de diálogo aberto com pelo menos 5 novas empresas que vão contratar aqui na cidade. E parte do nosso reconhecimento é a certeza de que essas empresas farão suas seleções por intermédio do Sine Municipal”, destacou.

Soraya Brasileiro, coordenadora do Sine Municipal de Campina Grande, comentou sobre a necessidade de manter as “cabeças pensantes” no município criando oportunidades de trabalho em todas as áreas do conhecimento. “A gente precisa que os profissionais capacitados formados aqui em Campina Grande encontrem oportunidades para ficar na nossa terra, gerando mais renda e inovação aqui mesmo, sem precisar migrar para outros polos”, disse.

Na contramão da crise

Em maio deste ano, o Ministério da Economia divulgou dados que já demonstraram resultados efetivos nos encaminhamentos bem sucedidos em nível Brasil, com uma nacional de 22% dos trabalhadores encaminhados aos empregadores locais. O município ocupou, na época, a primeira colocação com índice de 41% de êxito. Os dados foram gerados a partir dos resultados da Intermediação de Mão de Obra (IMO), avaliados trimestralmente em todo o Sistema Nacional de Emprego e divulgados na plataforma do Ministério da Economia, no site oficial do Governo Federal.

O encontro de apresentação dos dados aconteceu no auditório do Sine Municipal e contou com a presença do Prefeito Bruno Cunha Lima e diversas autoridades do município.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe