CCJ da Assembleia aprova Abril Azul; propositura é do deputado Irmão César

PUBLICIDADE

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade a instituição da campanha Abril Azul, dedicada a ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Em reunião realizada nesta segunda-feira (25), os membros da CCJ aprovaram ainda o ingresso da Casa de Epitácio Pessoa na Campanha Mundial do Autismo.

De acordo com o projeto de lei nº 3.689/2022, de autoria do deputado Irmão Cézar, durante o Abril Azul, o Poder Executivo deverá realizar ações a fim de ampliar os conhecimentos sobre o autismo, promover a inclusão social da pessoa com autismo e combater o preconceito. “O objetivo desta propositura é oferecer orientações às equipes multiprofissionais dos pontos de atenção da Rede SUS para o cuidado à saúde da pessoa com transtornos e de sua família, nos diferentes pontos de atenção da Rede de cuidados à Pessoa com Deficiência no Estado, bem como estabelecer o mês de Abril como marco da conscientização acerca do diagnóstico, tratamento e socialização das pessoa com TEA”, explicou Irmão Cézar.

Também direcionado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado Delegado Wallber Virgolino apresentou o PL 3.691/2022 propondo a repreensão de condutas pejorativas contra os portadores da referida condição, instituindo ainda imposição de penalidades administrativas às pessoas que os discriminem.

Através do Projeto de Resolução (PR) 409/2022, os deputados que integram a CCJ estabeleceram que, anualmente, durante o mês de abril, a Assembleia Legislativa da Paraíba, ingressará na campanha mundial de conscientização sobre o autismo, com o objetivo de proporcionar ampla e aprofundada discussão acerca da situação das pessoas com autismo. De acordo com autor do projeto, deputado Wilson Filho, caberá ao Legislativo paraibano realizar atividades como palestras, seminários, tanto em nível interno como junto a população com o objetivo de conscientizar os servidores e a sociedade sobre os direitos assegurados pela Lei Federal 12.764/2012, que “Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

UFPB publica edital com 320 vagas para cursos técnicos de nível médio

O Centro Profissional e Tecnológico/Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), localizado no campus de João Pessoa…

13 de maio de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta que 75,5% da população de Ingá aprova a gestão do presidente Lula

Pesquisa PB Agora/Datavox para Ingá aponta que 75,5% da população do município aprova a gestão…

13 de maio de 2024

Polícia resgata homem de sequestro em Cabedelo; vítima estava dentro de porta-malas

Na tarde desta segunda-feira (13), um homem foi salvo pela polícia após ser sequestrado em…

13 de maio de 2024

Facebook deve indenizar usuária que teve conta do Instagram hackeada, decide Justiça da PB

A Segunda Turma Recursal do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve sentença que condenou o…

13 de maio de 2024

Paulo Schardong entrega cargo de técnico do Sousa e deixa o Dinossauro do Sertão

A diretoria do time do Sousa comunicou, na tarde desta segunda-feira que Paulo Schardong entregou o…

13 de maio de 2024

Secretário de Educação aponta motivação “política” em convocação para a ALPB e comemora reversão

O Secretário de Educação da Paraíba, Antônio Roberto, falou nesta segunda-feira (13) sobre a convocação…

13 de maio de 2024