Categorias: Paraíba

Cássio diz que Brasil tem dívida com professores e lembra os 10 anos de PCCR na Paraíba

PUBLICIDADE

 O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), parabenizou nesta terça, 15 de outubro, todos os professores brasileiros e em especial os professores da Paraíba pelo dia da categoria. Para o senador, o Brasil ainda não consegue valorizar como deveria a mais importante das profissões. O país tem uma dívida com os professores e, pensando no futuro, seria muito mais importante quitar esse débito agora ao invés de deixar essa situação se agravar, por tudo o que representa a educação para uma sociedade que quer progredir.

 

Segundo o senador, falta o verdadeiro reconhecimento de grande parte da sociedade e de governos para com os professores. Para ele percebe-se que cada vez menos jovens querem seguir a carreira do magistério, principalmente por falta de reconhecimento financeiro à categoria.

Ele disse que sempre que encontra grupos de estudantes, pergunta aos mesmos que carreira eles pretendem seguir, e raramente encontra-se alguém que queira ser professor “e isso é o que é mais grave, estamos com um crescente déficit de professores, principalmente por causa dos baixos salários da categoria, que desestimulam a entrada de novos profissionais”.

 

O atual senador que é membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal tem atuado constantemente no sentido de cobrar mais atenção e respeito aos profissionais da Educação, principalmente no que diz respeito à remuneração, ascensão profissional e condições de trabalho.

 

10 anos do PCCR

Ele lembrou que exatamente dez anos atrás, teve uma grande satisfação, como governador, de sancionar a Lei 7.419 que instituiu o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para o Grupo Ocupacional Magistério do Estado da Paraíba, “conquista histórica da categoria e que foi realizada com muito esforço do Governo do Estado à época”.

Para o senador Cássio Cunha Lima é preciso que o país rediscuta o financiamento da educação, pois desde que ele era governador, cobrava do Governo Federal uma distribuição mais justa “pois não faz sentido que no financiamento do Fundeb, por exemplo, o Estado da Paraíba entre com mais recursos do que o Governo Federal para a constituição do Fundo, sendo que o GF é o ente federativo que, disparadamente, mais arrecada impostos”.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024