Categorias: Paraíba

Casos de violência contra menores aumentam e MP orienta população a denunciar

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está orientando a população a denunciar os casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, em todo o Estado. Isso porque, segundo o alerta global da Organização das Nações Unidas (ONU), o isolamento social decorrente da pandemia da covid-19 pode colaborar para o aumento de casos de violência, de negligência e abusos contra o público infanto-juvenil.

Preocupada com essa situação, a coordenação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente já encaminhou orientações aos promotores de Justiça de todo o Estado que atuam na área sobre providências que podem ser adotadas para cobrar dos gestores públicos políticas e ações capazes de fortalecer as famílias mais vulneráveis economicamente (para que elas consigam cuidar de seus pequenos), bem como proteger crianças e adolescentes de violações de direitos, nesse período de crise epidemiológica.

“O contexto de pandemia, tensão e isolamento faz crescer o risco de violação de direitos. Famílias que já conviviam com a violência doméstica acabam sofrendo com o acentuamento de práticas de agressões, abusos e negligências. Problemas socioeconômicos podem resultar em novas violações e vulnerabilidades até então não materializadas”, lamentou a promotora de Justiça Juliana Couto, que coordena o Centro de Apoio.

Segundo ela, os promotores de Justiça também têm se empenhado para garantir que os serviços voltados ao atendimento do público infanto-juvenil e de suas famílias não parem de funcionar. “O MPPB está atento e apto a intervir para fazer cessar essas violências. Está também vigilante para que a rede de atendimento de proteção dos direitos de crianças e adolescentes funcione normalmente durante a pandemia”, destacou.

Como denunciar?

A promotora de Justiça alerta que proteger crianças e adolescentes de agressões, negligência e violência é dever de todos e orienta a população a não se omitir, denunciando os casos através dos disque-denúncias (Disque 100 e Disque 123), da Ouvidoria do MPPB, das promotorias de Justiça (clique AQUI para saber os e-mails e telefones) e dos Conselhos Tutelares.

“É dever da família, da comunidade e da sociedade em geral a efetivação de direitos referentes à dignidade, saúde e ao respeito de crianças e adolescentes. O envolvimento da sociedade na proteção desse público é de extrema importância nesse momento, sobretudo porque as escolas estão fechadas e as crianças e adolescentes precisam permanecer mais tempo em seus lares”, explicou.

Juliana recomendou aos responsáveis por crianças, sobretudo as pequenas, que tenham paciência nesse momento tão difícil e de grande estresse para todos. “Aos pais, recomendamos a oportunidade de estreitar os laços com seus filhos e que sejam parcimoniosos. Fiquem em casa. Protejam-se. Criem um ambiente de respeito, saudável, seguro e acolhedor e aguardem. Logo, tudo ficará bem!”, disse.

 

Redação com MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024