Categorias: Paraíba

Carro-pipa em Areia ainda é problema

PUBLICIDADE

 A Prefeitura Municipal de Areia participou na semana passada de uma reunião na sede do Ministério Público Federal de Campina Grande. O objetivo era discutir com outros órgãos o problema relacionado à circulação de caminhões-pipa na cidade para retirar água da barragem Saulo Maia para abastecer outros municípios.

 

Na reunião, ficou definido que o Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER) terá um prazo de 45 dias para definir, junto ao Exército, uma rota alternativa para a circulação dos carros-pipa e deve iniciar a obra de pavimentação da estrada. O Departamento de Engenharia do Exército poderá firmar convênio para colaborar na obra.

 

Também ficou definido que a Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e o Exército vão se reunir para definir a possibilidade de autorizar a retirada de água de parte dos caminhões do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, a fim de diminuir o tráfego em Areia. O prazo para apresentar a lista de carros é de 15 dias.

Durante a reunião, a Cagepa apresentou um estudo que demonstra a incapacidade do calçamento da cidade de Areia de suportar o peso dos caminhões que estão trafegando pelas ruas. O MPF deu o prazo de dez dias para a Cagepa e o Iphan apresentarem estudo mais aprofundado mostrando os impactos da presença dos veículos no calçamento e nos prédios históricos da cidade. “Caso fique confirmado o dano ao patrimônio histórico de Areia, o MPF sinalizou que vai pedir o impedimento judicial do tráfego de caminhões-pipa no Centro”, disse o Procurador-Geral do Município, Gustavo Moreira.

 

Já estava certo desde o início do ano que o número de carros autorizados a circular pelo Centro Histórico estava limitado a 61 veículos, todos ligados à Operação Pipa dos batalhões de Campina Grande, Bayeux e Natal. Os demais caminhões, com licença da Aesa para retirar água do reservatório, trafegavam pela estrada do Engenho Macaíba na rodovia PB-097, mas em função das chuvas, o trecho ficou intransitável e os órgãos autorizaram o acesso ao Centro de Areia dos 34 caminhões que utilizam essa via. Os veículos que têm acesso à barragem pelo município de Alagoa Nova estão fazendo o trajeto por Alagoa Grande por causa dos problemas na estrada, mas continuam impedidos de entrar no Centro de Areia, e os motoristas podem perder a licença se descumprirem a regra.

 

O município de Areia ficou responsável por auxiliar na fiscalização da passagem dos caminhões e está autorizado a solicitar a desobstrução com o apoio da Polícia Militar dos carros que interromperem o trânsito urbano.



Decom/PMA

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Morre vítima de desabamento em show na UP Garden, no Altiplano, após dez dias internada

Faleceu, na madrugada deste sábado (11), uma das vítimas atingidas no desabamento da estrutura da…

11 de maio de 2024

Por dia, Paraíba registra 15 acidentes de trabalho e afasta 5 trabalhadores; ao PB Agora, procurador alerta para prevenção

Quedas, choque em objetos, golpes provocados por ferramentas, fraturas e Lesões por Esforços Repetitivos (LER).…

11 de maio de 2024

Agevisa, MP-Procon e Receita Estadual apreendem 465 litros de álcool a 70% no Sertão da Paraíba

Um total de 465 litros de álcool na fórmula líquida a 70% foi apreendido em…

11 de maio de 2024

PMCG inicia cadastramento para quem quer adiantamento da parcela do 13º salário

A Prefeitura de Campina Grande anunciou, mais uma vez, a possibilidade de antecipação da primeira…

11 de maio de 2024

Duas adolescentes foram apreendidas e um homem preso suspeito de utilizar notas falsas em estabelecimento de JP

A polícia prendeu um homem suspeito de tentar passar notas falsas em um estabelecimento comercial,…

11 de maio de 2024

Líder da oposição na Assembleia, deputado Sargento Neto assume secretaria na PMCG e abre espaço para suplente Sargento Rui

O atual líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Sargento Neto (PL), será…

11 de maio de 2024