Categorias: Paraíba

Campina Grande decreta calamidade pública após seis dias sem água

PUBLICIDADE

O prefeito Romero Rodrigues reuniu parte de sua equipe, na manhã desta quinta-feira, 21, na Central de Abastecimento Farmacêutico, na Avenida Noujain Habbib, no Catolé. O principal objetivo do encontro de trabalho, que contou também com a participação do vice-prefeito Enivaldo Ribeiro, foi a definição de uma série de ações emergenciais, no âmbito do Município, para minimizar o problema causado pelo colapso no abastecimento d'água em Campina Grande, desde a última sexta-feira, 15.

Entre as principais medidas anunciadas pelo prefeito na reunião destaca-se a confecção de um decreto de calamidade pública no Município. Por força do instrumento legal, a Prefeitura pode adquirir bens e serviços sem as amarras burocráticas de um processo licitatório que, em média, leva 60 dias. De imediato, Romero Rodrigues autorizou a aquisição de 10 mil botijões de água, que serão distribuídos nas redes de educação, saúde e assistência social da Prefeitura.

“O objetivo é garantir, emergencialmente, água potável para a população, através das unidades escolares, de creches e CRAS”, explicou o prefeito campinense, observando que, ao mesmo tempo, determinou a contratação imediata de 30 carros-pipa para abastecimento dos setores mais críticos da cidade. Hospitais terão prioridade.

Segundo ele, embora a responsabilidade institucional e operacional seja da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a Prefeitura não se omitirá de dar sua contribuição diante da situação de caos criada pelo colapso no abastecimento.

Além dos 30 veículos contratados, a Prefeitura intensificará o trabalho nos sete carros-pipa que já possui e conseguiu, a partir do gesto de solidariedade do Exército, mais dois caminhões para reforçar a tropa de contingência. O comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, de Campina Grande, participou da reunião, na companhia do capitão Xavier, oficial responsável por esse tipo de logística.

Por força decreto assinado pelo prefeito Romero, além dos poços que pertencem à Prefeitura – dois no Parque do Povo e outros no Parque da Liberdade no Distrito dos Mecânicos -, até mesmo aqueles de caráter privado passam também a ser fontes de abastecimento para a população. “Água é um bem universal, portanto todos estão convocados a participar desse esforço”, ressaltou Romero.

PB Agora

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sem sustos, Treze bate o Sousa e segue 100% na Série D

No estádio Amigão, em Campina Grande, Treze e Sousa se enfrentaram em jogo válido pela…

5 de maio de 2024

Campeonato Brasileiro: Botafogo-PB bate o Remo e mantém invencibilidade na Série C

Em partida válida pela terceira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB recebeu…

5 de maio de 2024

Parque Arruda Câmara é refúgio de animais exóticos, originários de outros países

Mimi, Leona, Raj, Bahuan, Alagoana, Jeni, Flecha e Anastácia. Esses são os nomes de alguns…

5 de maio de 2024

Nacional do PT se reúne nesta segunda-feira e deve colocar pedra em imbróglio envolvendo futuro da sigla em JP

Uma reunião da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) agendada para amanhã, segunda-feira (06),…

5 de maio de 2024

Padre Reginaldo Manzotti é a primeira atração confirmada para a Festa das Neves 2024, em João Pessoa

A Festa das Neves de 2024, em João Pessoa, já tem sua primeira atração confirmada:…

5 de maio de 2024

Mídia nacional revela que cidade paraibana com menos de 15 mil habitantes vai torrar R$ 2,6 milhões em shows

Em reportagem de capa da coluna Radar da Veja, neste domingo, a coluna trouxe uma…

5 de maio de 2024