Categorias: Paraíba

Câmaras não suportam suplentes

PUBLICIDADE

TRE da PB diz que Câmaras não estão preparadas para novos vereadores

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-B) dá sinais de que deverá seguir as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e só garantir para 2012 o aumento do número de vereadores nas câmaras municipais paraibanas. O presidente do TRE, desembargador Júlio Paulo Neto, reconheceu ontem que os legislativos municipais do Estado vão enfrentar dificuldades financeiras e problemas de falta de estrutura para acomodar os novos parlamentares.

Júlio Paulo Neto entende que a criação de novas cadeiras nas camaras municipais, como prevê a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), aprovada no Congresso, vai depender do orçamento financeiro de cada legislativo. “As câmaras não estão preparadas para ter, agora, um aumento na quantidade de vereadores. Elas não tem estrutura nem recursos necessários”, declarou.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Durval Ferreira (PP), encaminhou no início da semana pedido de consulta ao TRE para saber que procedimento deve tomar em relação ao caso. A consulta foi transformada em processo e distrbuído ao juiz Lira Benjamin, designado para relatoria. O magistrado, por sua vez, encaminhou ontem o processo ao procurador geral eleitoral, Werton Magalhães Costa, que deverá até o final da semana emitir parecer sobre o caso. Em seguida, o relator vai analisar o parecer do Ministério Público Eleitoral e apresentar um parecer conclusivo que deverá ir ao Pleno do TRE na próxima semana para ser votado.

Por sua vez, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, protocolou ontem uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que contesta o preenchimento das mais de 7 mil vagas criadas no Brasil pela PEC dos Vereadores, dos quais 156 novos vereadoresocupariam vagas na Paraíba. Ele pede na ação que o Supremo considere inconstitucional o artigo 3º da emenda, que prevê o preenchimento imediato dos cargos. Roberto Gurgel pede uma liminar (decisão provisória) para que a Justiça Eleitoral nos estados fique impedida de dar posse aos suplentes dentro das vagas criadas pela emenda. Para ele, os novos cargos deveriam ser ocupados somente a patir da próxima eleição municipal, em 2012. O presidente do TSE, ministro Ayres Britto, também questiona a PEC, mas deixa claro que não pretende interferir na decisão dos TREs.
 

O Norte

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Açude particular rompe em Bananeiras; Defesa Civil e órgãos competentes avaliam danos

A Prefeitura de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano, divulgou um comunicado oficial em resposta ao…

4 de maio de 2024

Quatro pessoas ficam feridas e BMW é destruída em capotamento na BR-230

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde deste sábado (04) em Santa Rita,…

4 de maio de 2024

Criança de 8 anos é ferida por foice lançada por vizinho em Picuí, Paraíba

Um menino de 8 anos foi vítima de uma agressão grave quando um vizinho atirou…

4 de maio de 2024

PM prende três suspeitos por porte ilegal de arma e soma 55 apreensões em fiscalizações de trânsito em 2024

As ações de fiscalização de trânsito da Polícia Militar da Paraíba realizadas nas últimas doze…

4 de maio de 2024

Governador revela prazo para definição de candidatura em Campina Grande: “São João é uma boa data, vai ter muita gente”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, indicou o período junino como um marco para a…

4 de maio de 2024

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024