Categorias: Paraíba

Câmara de João Pessoa e Assembleia Legislativa se unem em prol do Autismo

PUBLICIDADE

Sessão conjunta celebrou, nesta quinta-feira (5), o Dia Mundial do Autismo no Plenário da CMJP

A Câmara Municipal de João Pessoa e a Assembleia Legislativa da Paraíba realizaram, nesta quinta-feira (5), sessão especial conjunta em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. Parlamentares, profissionais da área de saúde e representantes de associações, que lutam pela causa, se revezaram na tribuna do Plenário Senador Humberto Lucena do Poder Legislativo Municipal para destacar o engajamento da sociedade civil organizada em defesa dos autistas, apresentar dados sobre o tema e cobrar ações efetivas dos órgãos públicos.

A sessão foi uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista (FPM) em Defesa das Pessoas com Autismo na Paraíba, liderada pelo deputado Raniery Paulino (MDB) e pelo vereador Tibério Limeira (PSB). O deputado Gervásio Filho (PSB) foi quem conduziu, inicialmente, os trabalhos da mesa. Na tribuna, ele lembrou que o dia 2 de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar o mundo sobre o autismo.

Segundo ele, dados extraoficiais apontam que 1% da população mundial é atingida com o transtorno do espectro autista. “Na Paraíba, esse número chega a dois milhões de pessoas”, acrescentou. Gervásio afirmou que a Assembleia está engajada nessa luta importante em prol do segmento.

Também ocupou a tribuna o vereador Bruno Farias (PPS). Em seu rápido pronunciamento, ele comentou que os dois Poderes Legislativos estão de mãos dadas, com um sentimento único de amor, para despertar a sociedade com relação a um tema que é tão presente no dia a dia de cada família.

Pela tribuna ainda passou o deputado Raniery Paulino, que agradeceu a dedicação das entidades e dos profissionais de saúde pelo trabalho desenvolvido para tentar melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo.

O vereador Tibério classificou, por sua vez, a Frente Parlamentar Mista como um importante instrumento de articulação, pioneiro na Capital e no Estado, para a formatação de políticas públicas que possam dar mais condições de vida às pessoas com autismo. “Com pouco mais de dois meses de instalação, a Frente já conseguiu engajar, nessa luta, órgãos importantes, como o Ministério Público e a OAB”, destacou Limeira.

O parlamentar socialista adiantou que a Frente já realizou três reuniões para traçar diretrizes de atuação. “Já estamos, inclusive, com emendas elaboradas para inserir na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município e do Estado”, revelou.

A representante da Associação Municipal das Prefeituras do Alto Sertão da Paraíba (AMASP), Samia Duarte, disse que uma sessão como essa é fundamental para que os participantes possam reivindicar e cobrar do Poder Público apoio e ações eficazes. “Nós enfrentamos um problema muito grande no Sertão devido a falta de políticas públicas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o TEA”, lamentou.

Sarah Albuquerque, que participou da sessão como representante da Rede Unificada Nacional e Internacional em Defesa do Autista no Estado (Reunidas), ressaltou que a Paraíba vem avançando no planejamento e o apoio da Frente Parlamentar Mista na busca por investimentos para fortalecer o setor. “O processo ainda é muito lento. Mais com muita luta e participação da sociedade, nós estamos avançando”, reforçou.

A neuropediatra Maria Clelia Jacôme fez uma explanação na tribuna sobre as possíveis causas do TEA e os sintomas apresentados pelas pessoas com essa deficiência.

A sessão contou ainda com a presença da psicopedagoga Isabella Virgínia; presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), Hosana de Freitas; neuropediatra Roosevelt Wanderley; sub-procurador Geral de Justiça, Valberto Lira; conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Arnóbio Viana; juíza Israela Cláudia da Silva; presidente da Comissão de Estudos de Defesa dos Direitos dos Autistas, Paulo da Luz; ex-secretária estadual Cida Ramos; deputado Bruno Cunha Lima e o vereador Damásio Franca Filho (PP).

Também estiveram presentes o presidente da Associação dos Pais, Amigos e Simpatizantes do Autismo, Rodrigo Camboim, e a presidente da Funad, Simone Jordão, além de vários familiares de pessoas com autismo.  

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024