Categorias: Paraíba

Bruno prestigia lançamento do projeto Cidades Inteligentes da ABDI, em parceria com a Sudene

PUBLICIDADE

O prefeito Bruno Cunha Lima participou, nessa sexta-feira, 5, no Teatro Facisa, do lançamento do projeto de Cidades Inteligentes, uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Superintendência Regional de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), para modernizar a gestão da segurança pública da região central de Campina Grande. Recursos envolvidos na iniciativa são da ordem de R$ 2 milhões.

O presidente da ABDI, Igor Calvet; o superintendente interino da Sudene, Raimundo Gomes de Matos; o vice-prefeito Lucas Ribeiro; o deputado estadual Tovar Correia Lima; o deputado federal Pedro Cunha Lima; o superintendente da STTP, Carlos Dunga Junior; a secretária de Ciência e Tecnologia, Laryssa Almeida, entre outras autoridades, também participaram da solenidade fizeram pronunciamentos destacando a importância da iniciativa.

Segundo Bruno, o objetivo é que o projeto contribua para melhorar a segurança pública da região central de Campina Grande, oferecendo bem-estar aos cidadãos e ao comércio local, além de servir de referência para outros gestores públicos.

“Por meio desse projeto, gestores conhecerão as funcionalidades das tecnologias de cidade inteligente e os resultados atrelados a elas, mesmo porque Campina Grande é referência no campo tecnológico. Assim, por meio da inovação, temos como meta melhorar a qualidade de vida do nosso povo e resolver os problemas ou demandas coletivos”, afirmou.

Para o desenvolvimento do projeto, foram instaladas 20 câmeras de videomonitoramento, software de reconhecimento facial com inteligência artificial, servidor para armazenamento de imagens e mais quatro câmeras capazes de identificar placas de veículos, operadas a partir do Central de Monitoramento da STTP. Os equipamentos contam com tecnologia de inteligência artificial e serão um reforço para a gestão da segurança viária e pública do município.

Este projeto faz parte da estratégia da Sudene de interiorização do desenvolvimento regional a partir de uma rede de cidades capazes de ampliar o alcance das ações propostas pela superintendência. Para o superintendente em exercício, Raimundo Gomes de Matos, a ação ratifica uma abordagem inovadora em segurança pública que pode ser ampliada para outras cidades. “Um dos eixos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste proposto pela Sudene é a inovação. A articulação feita com a ABDI e a prefeitura foi muito positiva nesse sentido”, explicou.

A instalação e a manutenção das câmeras, por um período de dois anos, não gerarão custos para o erário municipal. Após esse período, o material será doado à PMCG. Com esse equipamento adquirido, a STTP passará a contar com 39 câmeras de monitoramento, o que vai facilitar o trabalho de fiscalização e planejamento de trânsito em Campina Grande.

O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, explicou que a ampliação do monitoramento viário é fator positivo em diversos aspectos.

“A utilização das tecnologias é fator essencial para um gerenciamento eficiente do trânsito e do transporte. Com essas novas câmeras, poderemos acionar equipes com mais rapidez para solucionar problemas de congestionamentos e acidentes. Além disso, os equipamentos são importantes para contribuir com a segurança pública, já que as imagens são utilizadas pelas polícias em diversas investigações”, explicou Dunga.

Já a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Laryssa Almeida, ressaltou a ação como resultado do “Programa Sandbox Regulatório de Campina Grande”, que foi criado através do decreto 4.592, no início de julho.

“Esse programa estabelece a regulamentação necessária para instauração de zonas de desenvolvimento com inovação científica, tecnológica e empreendedora no âmbito da administração pública do município. Campina já tem essa vocação para a tecnologia e temos que direcioná-la para o desenvolvimento da cidade e a promoção de bem-estar social. É o que a instalação dessas câmeras representa, uma vez que têm impacto direto na mobilidade urbana e na segurança pública”, salientou a secretária.

De acordo com Igor Calvet, presidente da ABDI, o projeto contribui para a modernização da gestão da segurança pública de Campina Grande, uma vez que os agentes públicos passarão a contar com a ajuda da tecnologia para aprimorar o dia a dia de sua atuação, reduzindo, assim, os índices de criminalidade na região central da cidade. O projeto de Campina Grande terá uma área de demonstração e de testes de tecnologias, com foco em segurança pública, que podem ser replicadas em outras cidades, trazendo grandes benefícios para a população e para a cadeia produtiva nacional, que ganha um novo nicho de atuação.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais trechos de praia na PB são liberados para banho após operação de combate ao despejo de esgoto no mar; confira

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) publicou o relatório mais recente sobre a…

18 de maio de 2024

Assessoria de Luiz Couto rebate sugestão de Jackson Macêdo para que o parlamentar se aposente: “Gerador de conflitos”

O deputado federal Luiz Couto (PT), através de sua assessoria, criticou a declaração do presidente…

18 de maio de 2024

Paraibano conquista bicampeonato mundial de Atletismo Paralímpico e João destaca: “Incentivo do Bolsa Esporte”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, celebrou a vitória do paratleta paraibano Cícero Valdiran, que…

18 de maio de 2024

Prefeitura de Santa Rita tacha de fake news informação sobre suspensão do São João pelo TCE

A Prefeitura de Santa Rita emitiu neste sábado (18) uma nota desmentindo a informação sobre…

18 de maio de 2024

Sousa perde para Santa Cruz-RN em partida marcada por pênalti controverso

Na tarde deste sábado (18), o Sousa sofreu sua segunda derrota em quatro jogos na…

18 de maio de 2024

Deputado estadual Luciano Cartaxo é internado após passar mal, em João Pessoa

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) foi internado na noite dessa sexta-feira (17) após passar…

18 de maio de 2024