Categorias: Paraíba

Boqueirão: próximo de volume morto, empresa instala bombas de sucção

PUBLICIDADE

Responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, está muito próximo de atingir o volume morto. Como o açude continua perdendo um centímetro de água a cada dia, a expectativa é que ele atinja o temível volume morto já na primeira quinzena de dezembro, aumentando assim, o risco de colapso total no sistema de abastecimento.

Boqueirão amanhece nesta segunda-feira (23), com 55.880.355 milhões de metros cúblicos de água acumulada, o que representa 13,6% de sua capacidade que é de 411.686.287 mm.

Por conta do prolongamento da seca, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), já está se preparando para enfrentar a nova realidade. 

Técnicos de uma empresa catarinense contratada pela Cagepa começaram a instalação das três bombas de sucção que farão a captação flutuante do volume morto de água do Açude Presidente Epitácio Pessoa.

A equipe da empresa, informou que, no final da próxima semana será feito o engate das tubulações que captarão água do espelho d’água do Açude.

O equipamento ficará localizado, de início, a uma distância de 200 metros da torre de equilíbrio, por meio de tubulações de 600 mm. Da torre de equilíbrio, a água captada pelas bombas é enviada às adutoras e à estação de tratamento de Gravatá, localizada entre as cidades de Boqueirão e Queimadas.

O sistema de captação flutuante é constituído de uma torre de equilíbrio e de pilares de sustentação para dentro da barragem. Serão empregados três tubos de 600 mm que puxarão água para uma tubulação de 900 mm, interligada a duas adutoras de 1.100 e 900 mm. Três bases flutuantes sustentarão as três bombas que farão a sucção da água para a tubulação. Uma torre de equilíbrio também está sendo erguida para receber a água captada pelas bombas.

De acordo com a equipe técnica, os locais onde a captação flutuante começará a ser feita já a partir da próxima semana, variarão de acordo com a profundidade. Um barco será usado para levar as bombas de um ponto a outro do açude. Três empresas trabalham na construção do sistema de captação. A montagem da estrutura de engate com os tubos de polietileno que ficarão flutuando sobre o espelho d’água está em fase final.

Segundo o gerente regional da Cagepa Simão Almeida, a implantação do sistema de captação flutuante foi necessário, em virtude do baixo volume de água do Açude, que já se aproxima da reserva técnica.

 

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Apesar de endossar nome de Romero para PMCG, aliada de Galdino não vê tempo para esperar e aponta Jhony como opção

Aliada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) em Campina Grande, a vereadora Valéria Aragão (Republicanos),…

27 de maio de 2024

Para atrair legado, esposa de Ricardo Coutinho pode ser indicada para vice de Cartaxo na disputa pela Prefeitura de JP

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) admitiu, durante entrevista nesta segunda-feira (27) a possibilidade de…

27 de maio de 2024

Cartaxo prega unidade diz que vai buscar apoio de Cida Ramos para PMJP: “Superar divergências”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) confirmou, em entrevista nesta segunda-feira (27), que buscará o…

27 de maio de 2024

“Se não cumpre atribuições não tem como fazer festas”, diz presidente do TCE sobre gastos de prefeituras com festejos juninos

Presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), Nominando Diniz garantiu que o Tribunal não…

27 de maio de 2024

Opinião – Governador Tarcísio de Freitas: A bola da Vez!

Esse jovem político, governador do estado de São Paulo (49 anos), é uma amostra viva…

27 de maio de 2024

São João: Forças de Segurança, MPPB e PMCG definem capacidade de público do Parque do Povo

A segunda-feira (27) foi marcada pela última audiência no Ministério Público da Paraíba (MPPB) que…

27 de maio de 2024