Categorias: Paraíba

Bolsonaro estimula apoiadores a hostilizar imprensa

PUBLICIDADE

Ação ocorreu após presidente insuflar claque de apoiadores em frente ao Alvorada a hostilizar repórteres. Bolsonaro havia se irritado com pergunta sobre recomendações do ministro da Saúde.Jornalistas que acompanhavam uma fala do presidente Jair Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada nesta terça-feira (31/03) deixaram o local da entrevista após o presidente mais uma vez estimular seus apoiadores a hostilizarem e xingarem os repórteres.

Segundo a agência Reuters, a reação ocorreu após jornalistas questionarem o presidente sobre a postura do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que tem contrariado várias declarações de Bolsonaro sobre a pandemia de coronavírus. Na segunda-feira, por exemplo, Mandetta disse que a população deve seguir as orientações dos governos estaduais. No sábado, ele já havia reforçado a importância do isolamento social.

 

As falas vão na contramão de ideias defendidas por Bolsonaro, que vem atacando a respostas dos estados à pandemia e minimizado os riscos do coronavírus.

Bolsonaro reagiu à pergunta sobre Mandetta insuflando a claque de apoiadores que marca presença diariamente em frente ao Palácio da Alvorada. Segundo a Reuters, um dos apoiadores começou a gritar que a imprensa “colocava o povo contra o presidente”.

Bolsonaro passou a incentivar o apoiador a falar e mandou que os jornalistas ficassem quietos.

“É ele que vai falar, não é vocês não”, disse Bolsonaro.

Com o aval do presidente, os apoiadores começaram a ofender os jornalistas, que acabaram se retirando do local. De acordo com a Reuters, o presidente ficou inicialmente surpreso com a reação dos repórteres, mas também aproveitou para ironizá-los.

“Mas vão abandonar o povo? Nunca vi isso, a imprensa que não gosta do povo”, gritou Bolsonaro aos jornalistas que se mantinham afastados.

Antes mesmo de assumir a Presidência, Bolsonaro já estimulava atitudes hostis contra a imprensa. Na posse, os organizadores do evento criaram uma série de dificuldades ao trabalho dos jornalistas, limitando sua locomoção entre os diferentes prédios públicos de Brasília.

Ao longo do primeiro ano de governo, Bolsonaro ainda pediu o boicote de publicações críticas ao seu governo. Redes de apoio ligadas à sua família também promovem regularmente ataques e disseminam mentiras sobre jornalistas. Há pouco mais de três semanas, no mesmo dia em que o crescimento tímido do PIB de 2019 foi anunciado, Bolsonaro escalou um humorista para distribuir bananas para os jornalistas em frente ao Alvorada.

JPS/rtr

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes no RS

Catástrofe Climática. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas cheias no Rio Grande…

16 de maio de 2024

CBF suspende duas rodadas do Brasileirão por causa de cheias no RS

Em meio a tragédia climática no Rio Grande do Sul, a Confederação Brasileira de Futebol…

16 de maio de 2024

PM baleado após discussão sobre cachorro morre em Bayeux

O sargento da Polícia Militar Severino Matias, 45 anos, que recebeu um disparo de arma…

16 de maio de 2024

Paraíba registra aumento de 90% nas doações de órgãos neste ano

A Paraíba tem visto um crescimento significativo nas doações de órgãos para transplantes em 2024.…

16 de maio de 2024

Acusados de matar e concretar corpo de mulher em Pedras de Fogo vão a júri hoje

A justiça paraibana, deve colocar em júri popular nesta quinta-feira (16), os acusados de matar…

16 de maio de 2024

Dois homens são alvejados a tiros ao deixar quadra de esportes no bairro do Róger, em João Pessoa

Uma dupla tentativa de homicídio foi registrada na noite de ontem (15), quando dois jovens…

16 de maio de 2024