Categorias: Paraíba

Aumenta procura por imóveis ainda na planta

PUBLICIDADE

Mesmo com a economia mundial instável, o Brasil continua confiante e seguro com o comportamento da economia do país. No início de agosto, a Fenabran – Federação Brasileira de Bancos divulgou sua Pesquisa de Projeções Macroeconômicas e Expectativa de Mercado para este ano e para 2012 mantendo as previsões de 3,9% de crescimento aferidas na última pesquisa da Federação realizada em junho deste ano. Com uma população confiante em sua economia, cresceu o número de requisições de financiamentos em bancos, normalmente direcionados para a compra de imóveis.

De acordo com pesquisas do setor imobiliário, nunca se comprou tantos imóveis como tem acontecido nos últimos cinco anos no país. Além disso, a valorização de propriedades tem acontecido de forma expressiva nos últimos três anos. Fruto deste cenário positivo, cada vez mais pessoas enxergam vantagens em comprar imóveis na planta em detrimento do aluguel ou de imóveis já concluídos. A valorização de um apartamento na planta, por exemplo, chega a 50% do preço inicial de venda, muitas vezes antes mesmo da entrega da chave do imóvel pronto.

Em João Pessoa, imobiliárias têm investido neste nicho de mercado ofertando cada vez mais opções de lançamentos para atrair consumidores. De acordo com Paulino Teixeira de Carvalho Filho, sócio-cotista da Teixeira de Carvalho Imóveis, estar atento às últimas tendências de valorização de regiões e de mercado, além de conhecer projetos de construtoras ainda em pré-lançamento são essenciais para os clientes.

Para os investidores as vantagens são ainda maiores já que a valorização do imóvel em muitos casos chega em torno de 50% do valor inicial de compra, quando ainda na planta. “Existem casos em que a valorização ultrapassa esse patamar, se tornando uma ótima opção de investimento em longo prazo”, afirma Paulino.
 

Vantagens de comprar na planta

A médica Alessandra Patrício adquiriu seu primeiro imóvel na planta quando ainda era estudante. De acordo com a proprietária, que fechou recentemente mais uma aquisição nessas condições, aplicar suas economias na compra do seu primeiro apartamento foi a melhor decisão já que iria morar de aluguel. “Juntei minhas economias para dar entrada e quitei o apartamento em dois anos. Com a chegada do meu filho, a família aumentou e por isso comprei outro imóvel maior, também na planta”.

Escolher a localização do andar do apartamento, disposição de quartos e banheiros são possíveis quando o imóvel ainda está em construção. Para Alessandra, estas vantagens, além da econômica, são os principais atrativos em adquirir um imóvel na planta. “Comprar um imóvel no seu pré-lançamento me possibilitou vantagens como dar uma entrada menor, escolher o andar e até mudar os pontos elétricos e hidráulicos. Também fiz modificações no piso e no revestimento que valorizaram o apartamento depois de pronto. Por isso só compro imóvel quando ainda está na planta”.

Apesar de fugir do padrão de clientes que procuram imobiliárias interessados nesses imóveis para investimento, Alessandra Patrício adquiriu seu último imóvel através da Teixeira de Carvalho Imóveis. “As imobiliárias possuem conhecimento de mercado e maior poder de barganha com as construtoras. Normalmente essas negociações são estressantes, mas para o corretor experiente, as conversas são mais fáceis. Além disso, contratar empresas como a Teixeira de Carvalho Imóveis é a garantia de estar atualizada sobre os melhores pré-lançamentos do mercado local”.

Cuidados ao adquirir um imóvel na planta

Apesar das grandes vantagens econômicas, comprar um imóvel na planta também exige alguns cuidados básicos. Segundo Paulino Teixeira de Carvalho, da Teixeira de Carvalho Imóveis, um aspecto relevante, quando da compra de apartamentos, no que se refere às áreas comuns, é a quantidade, tamanho, localização e acesso às vagas de garagem. Preferencialmente devem estar demarcadas no memorial de incorporação e determinadas para cada unidade residencial.

Com relação às especificações do imóvel, elas devem ser claras e precisas, detalhando os materiais, equipamentos e tecnologias a serem empregados. O uso de expressões como “ou similar” e “ou equivalente” nas especificações não confere ao comprador absoluta segurança do que está sendo adquirido. Também é importante que o comprador examine outras obras da mesma construtora, já prontas, para verificar os cuidados com a execução do acabamento. “Mesmo tendo todo o cuidado na análise documental, uma compra na planta é um negócio fundamentado na confiança, sendo, pois, muito importante conhecer bem o incorporador e o construtor da obra”, ensina Paulino.

Outro aspecto importante, a ser observado, é a regularidade do empreendimento. O memorial de incorporação deve estar registrado e a obra deve ter um alvará de construção, expedido pela prefeitura do município. As plantas devem também estar aprovadas por todos os órgãos competentes e pelo CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

Como são muitos os aspectos envolvidos, alguns de natureza jurídica, é importante que o comprador seja assessorado, no momento da transação, por profissionais com conhecimento e experiência no ramo. Para Paulino, o melhor caminho é procurar uma imobiliária para realizar a transação. “As empresas do ramo têm, em seu corpo funcional, corretores profissionais com conhecimento técnico e experiência para orientar o comprador. As melhores empresas agregam ainda, em suas equipes, Advogados e Avaliadores para completa análise de todos os aspectos do negócio. A exemplo da Teixeira de Carvalho”.

Feiras de Imóveis

Facilitando a compra de imóveis para os compradores, as feiras do ramo estão cada vez mais abrangentes e o cliente tem o conforto de adquirir um imóvel sem sair do local. A 4ª SIM Paraíba – Salão de Imóveis da Paraíba se consolidou no mercado paraibano e pretende reunir no Espaço Cultural, entre os dias primeiro a quatro de setembro, as melhores empresas do mercado para atender os interessados.

“O consumidor terá à sua disposição vários stands com imobiliárias, construtoras, bancos e até cartórios para saírem com seu imóvel comprado. Serão vários lançamentos, em diversos bairros que atenderá a todos os interesses”, afirma Irenaldo Quintans, organizador da SIM Paraíba e presidente do SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa.

Um dos focos da Feira serão os lançamentos de imóveis para os interessados neste nicho de mercado. “A Teixeira de Carvalho Imóveis foi convidada pelas construtoras parceiras como a Planc, Albatroz, PCL, Ecomax, Meta, Encomarq, Dimensional, Tenda, ABC e Oceania e irá oferecer as melhores ofertas do mercado para os visitantes dos stands. Será uma oportunidade única para a aquisição de imóveis de todos os tipos. Promoções e condições de pagamentos especiais serão disponibilizadas durante a SIN Paraíba”, anuncia Paulino.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024, revela IBGE

A Paraíba encerrou o primeiro trimestre deste ano com taxa de desocupação de 9,9%, ou…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (20), disponibiliza 447…

19 de maio de 2024

Tradição, modernidade e turismo: negócios que sobrevivem ao tempo e se reinventam na Feira Central de Campina Grande

Tradição, empreendedorismo, memória, resistência e ponto turístico. Ao redor da Feira Central de Campina Grande,…

19 de maio de 2024

Homem é detido ao tentar vender barco roubado de Ranniery Gomes ao próprio artista

Um homem foi preso ao tentar vender um barco roubado ao cantor e sanfoneiro Ranniery…

19 de maio de 2024