Categorias: Paraíba

Associação Nacional de Proteção aos Concursos exige que BB altere itens em edital de concurso

PUBLICIDADE

Anpac exige que Banco do Brasil altere itens em edital de concurso

A Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) enviou carta aos diretores do Banco do Brasil e a Fundação Carlos Chagas exigindo explicações e alterações no edital do concurso do Banco do Brasil, publicado quarta-feira (5), com inscrições até o dia 10 e a realização da provas no dia 06 de fevereiro.

Para a entidade, pontos cruciais como os prazos precisam ser revistos, pois mesmo se tratando de uma seleção para áreas específicas, todo e qualquer brasileiro tem que ter tempo hábil para realizar sua inscrição e participar da seleção em igualdade de condições.

O concurso, que visa formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, abrangerá os estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná. Para Ernani Pimentel, presidente da Anpac, com os prazos divulgados fica praticamente impossível um candidato de outro estado se deslocar para se inscrever. Além disso, para todos os concorrentes, o prazo entre a publicação do edital e a realização da prova está estrangulado.

“É preciso coerência e um período mais elástico para que os estudantes tenham condições de se preparar adequadamente”, diz.
De acordo com Pimentel, a constituição diz que ninguém pode ser discriminado e nesse caso, sendo o Brasil um país com território vasto e com algumas áreas com comunicações precárias, fica impossível em apenas quatro dias úteis moradores de outras regiões sequer tomarem conhecimento do edital.

“E muitos que tiverem essa oportunidade terão que viajar até o local de inscrição. Por esses e outros fatores, a Anpac tem sugerido às autoridades interessadas em certames justos, isonômicos e transparentes um prazo mínimo de 30 dias para divulgação e inscrição”, afirma, acrescentando que somente 23 dias para os candidatos estudarem para as provas é um tempo muito curto e a preparação para as mesmas torna-se inviável.

Ele ressalta que a entidade vem há anos buscando conscientizar os órgãos e as bancas sobre um prazo maior entre o lançamento do edital e a realização da prova.

“O ideal é um prazo de 90 dias, como estipulado no Estatuto do Concurso Público criado pela própria Anpac. Esse prazo maior será altamente benéfico aos próprios órgãos que irão admitir funcionários muito mais bem preparados e, por isso mesmo, mais eficientes e produtivos”, afirma Pimentel, ressaltando que, nesse caso do Banco do Brasil, um cronograma tão apertado não se justifica, pois trata-se de formação de cadastro de reserva. “Além do mais, o próprio edital esclarece que existem aprovados em concursos anteriores, que ainda se encontram dentro do prazo de validade e terão prioridade de convocação”, conclui.

 

Jornal da Paraíba

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Desembargador suspende decisão contra o município de São Mamede

O desembargador José Ricardo Porto suspendeu decisão proferida pelo Juízo da 7ª Vara Mista de…

22 de maio de 2024

Caso Padre Zé: Padre Egídio pede prisão domiciliar em Recife, mas juiz nega o pedido

O Padre Egídio de Carvalho, ex-diretor do Hospital Padre Zé, teve seu pedido de prisão…

22 de maio de 2024

PF investiga desvio de produtos dos Correios e cumpre mandados em JP e Mamanguape

Nesta quarta-feira (22), a Polícia Federal deflagrou a "Operação Pombo 1" com o objetivo de…

22 de maio de 2024

PB Saúde anuncia comissão organizadora para novo concurso público para 1800 vagas imediatas

Na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial do Estado (DOE), foi publicada a designação…

22 de maio de 2024

Operação “Rescue 6”: PF desmantela rede de abuso sexual infantil em São José de Piranhas, no Sertão

Nesta quarta-feira (22), a Polícia Federal deflagrou a Operação "Rescue 6" em São José de…

22 de maio de 2024

Presidente de Câmara é investigado por manter sede fechada e reajustar salários de comissionados duas vezes no ano

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu um procedimento preparatório para investigar o presidente da…

22 de maio de 2024