Categorias: Paraíba

Assembleia discute regionalização e interiorização do turismo na Paraíba

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (26), audiência pública para discutir a Regionalização e interiorização do Turismo na Paraíba. O evento foi proposto pelo deputado Chió e contou com a participação dos parlamentares Buba Germano e Estela Bezerra, assim como, de empresários e representantes de entidades do setor turístico paraibano.

O chamado Turismo de Experiência, de acordo com o deputado Chió, compreende mais de 150 atividades criativas com foco na produção associada ao turismo, na economia criativa. O parlamentar defende que a Paraíba necessita urgentemente de um modelo de turismo sustentável, com inclusão social, valorização da cultural local, aumento da competitividade com visão territorial do desenvolvimento, econômico, cultural, social e ambiental. “Não há como pensar em desenvolvimento regional sem pensar no Turismo. O Turismo tem sido o meio menos difícil de gerar emprego e renda no interior paraibano. É preciso que encontremos soluções para trazer riqueza para o interior. Esse é o grande desafio do estado e dos governos”, declarou o deputado.

O deputado Buba Germano destacou que, além de eventos singulares de cada município, a exemplo da Festa do Bode Rei, em Picuí, a Festa da Laranja, na cidade de Matinhas, e o Bregareia, no município de Areia, é preciso atrair o turismo para as particularidades naturais de cada cidade e de cada região. “Queremos construir nossa identidade e temos pontos importantes para levantar nos 12 municípios do Seridó e Curimataú: a arqueologia, a riqueza dos mais de 600 sítios arqueológicos da região. A área mineral tem uma força muito grande com caminho das minas e das pedras preciosas. Temos universidades, com cursos de biologia e agroecologia e precisamos preservar o nosso bioma caatinga no viés de educação ambiental”, afirmou Buba. Para o parlamentar, com essas características , é possível criar uma reserva ecológica já reconhecida pelo IBAMA para preservar o bioma. “Não acredito que a gente possa pensar no desenvolvimento de 107 mil habitantes, sem educar seu povo a conviver com essas riquezas”, disse Buba.

A deputada Estela Bezerra parabenizou o deputado Chió pela iniciativa de promover a discussão sobre o setor e ressaltou que o Poder Legislativo precisa estar envolvido no desenvolvimento regional paraibano. “Todos os deputados e deputadas desta Casa precisam se envolver neste processo. Temos um estado, uma região e um país riquíssimo e precisamos, a partir de nossa experiência local, criar soluções. O parlamento, mesmo coadjuvante, é central na resolução dessas questões”. A deputada analisou que as secretarias que tratam do turismo se resumem a fazer a venda do destino, quando, com mais força, poderiam fomentar uma organização. “A nossa região e o nosso estado é cheio de memórias. Temos cultura, arte e inclusão social. A gente precisa criar os nossos parques estaduais, preservar e construir uma ferramenta de gestão desses parques. Temos muita coisa pra fazer e muita riqueza que o poder público pode fomentar”, cobrou a parlamentar.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, parabenizou a iniciativa do parlamento paraibano em buscar discutir na Casa de Epitácio Pessoa o desenvolvimentos dos municípios através do turismo, que de acordo com a gestora, é o principal gerador de emprego e renda em todo o mundo. “O turismo movimenta mais de 500 setores da economia, como a agricultura, a pecuária e na construção civil. Todas as indústrias são impactadas pelo turismo e precisamos encará-lo com muita seriedade”, cobrou Ruth. A presidente da PBTur acrescentou ainda que o órgão tem o papel de caminhar ao lado dos municípios e entidades com o intuito de divulgar as belezas da Paraíba. “Estamos juntos numa luta que não é fácil. O governador João Azevedo garantiu um orçamento maior no próximo ano, então será um ano muito forte e emblemático. Temos um olhar em todas as regiões da Paraíba e o Brejo tem se fortalecido. Temos muito a realizar”, concluiu Ruth.

A prefeita do município de Pilões, Socorro Brilhante, comemorou o apoio recebido do Poder Executivo para o turismo da cidade e relatou que em 2022 o investimento no setor será ainda maior. “Temos investido no turismo de Pilões e quero dizer que vamos investir, sim, mais ainda, em 2022. Com projetos culturais no município, este ano, estamos gerando emprego e renda para mais de 20 famílias e conseguiremos investir ainda mais para garantir mais de 30 famílias empregadas”, declarou Socorro.

Para o presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Souza, para não ficar a mercê do Poder Público, foi preciso criar e incentivar projetos de fomento ao empreendedorismo, na área de desenvolvimento econômico, para a criação de empregos, através de parcerias com Sebrae, UFPB e IFPB. “A função do fórum é, principalmente, promover o empreendedorismo e abertura de empregos pelo turismo. Isso tem ganhado força aqui no Brejo. Junto com a comunidade, tem ganhado destaque de boas práticas empreendedoras do estado. Através das rotas culturais, conseguimos gerar emprego para, pelo menos, 100 famílias, de junho-julho a dezembro”, comemorou Jaime. Segundo ele, atualmente, o Fórum possui parceria com 18 municípios com potencial turístico, com foco no desenvolvimento econômico de toda a região.

O professor e empresário do ramo de hotelaria e restaurante no município de Areia, Leonaldo Alves de Andrade, chamou atenção dos participantes para o crescimento do turismo na região do Brejo, que, segundo ele, cresceu muito nos últimos dez anos graças as parcerias realizadas com o Sebrae, empresários e as universidades. Para Leonaldo, o trabalho coletivo é fundamental para transformar e elevar o turismo em todas as regiões da Paraíba. “Obras estruturantes são importantes, mas é preciso investir na mão-de-obra. A Paraíba precisa qualificar as pessoas. Temos tido avanços, mas também retrocessos e precisamos pensar em mecanismos para proteger o turismo contra maus gestores municipais. Temos que proteger o turismo da política baixa e mesquinha. O turismo gera trabalho e renda e um mau gestor pode destruí-lo”, alertou o professor.

Também participaram da audiência pública a gerente executiva de Turismo do Governo do Estado e representante do Ministério do Turismo no Nordeste, Alessandra Lontra; o prefeito de Remígio, André Alves; a representante do IFPB, Maria Cláudia Rodrigues; o secretário de Turismo de Alagoa Nova, Jefferson Barbosa; a gestora de turismo no SEBRAE, Regina Amorim; o ex-presidente e colaborador do Fórum de Turismo do Brejo, Sergerson Silvestre; o representante da Fapesq, professor Roberto Germano; e a representante da Associação de Turismo de Remígio, Cleide Cabral, além de membros da sociedade civil organizada.

Encaminhamentos

Com base no que foi discutido durante a audiência pública, o deputado Chió garantiu a solicitação da inclusão dos fóruns das regiões turísticas no planejamento do Conselho Estadual de Turismo, com a presença de representantes dos municípios nos planos e ações do Conselho; a criação de um plano de ação para a melhoria dos parques estaduais; a cobrança para que conste no orçamento as emendas voltadas para o turismo; além de solicitar a elaboração de campanhas publicitárias com os roteiros turísticos por parte do Governo do Estado e a inclusão da educação ambiental como prioridade na retomada econômica.

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024