A Paraíba o tempo todo  |

Assembleia da Paraíba concede a mais relevante comenda ao médico Carneiro Arnaud

À unanimidade de votos, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, na sessão desta quarta-feira (2), projeto de autoria do deputado Cabo Gilberto concedendo ao médico Carneiro Arnaud a mais relevante comenda do Poder Legislativo: a Medalha Epitácio Pessoa.

Sobrinho do ex-senador Ruy Carneiro, ex-prefeito de João Pessoa e ex-deputado federal, Antônio Carneiro Arnaud também preside uma das instituições de saúde mais relevantes da Paraíba: a Fundação Napoleão Laureano, que administra um dos maiores e mais importantes hospitais do Estado, e que é uma referência no tratamento do câncer no Nordeste.

O Hospital Napoleão Laureano atende, diariamente, a centenas de pacientes portadores de câncer procedentes de todos os municípios da Paraíba e até de Estados vizinhos.

O trabalho do médico Carneiro Arnaud à frente da fundação e do Hospital Napoleão Laureano foi o argumento com o qual o deputado Cabo Gilberto fundamentou a sua propositura.

O homenageado

Nascido em Pombal – terra de Leandro Gomes de Barros e de Celso Furtado – Carneiro Arnaud é Filho de Chateaubriand de Souza Arnaud e Dalva Carneiro Arnaud.
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1958), com especialização em Oncologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Cancerologia.

Fundador e presidente da Associação Paraibana de Hospitais (1968-1978) e da Sociedade Paraibana de Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia, foi professor da Santa Casa de Misericórdia e da Universidade Federal da Paraíba, médico do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e entre 1969 e 1979 foi diretor do Hospital do Câncer Napoleão Laureano e diretor-fundador da Clínica São Camilo.

Formou-se em Administração de Empresas (1975) pelo Instituto Paraibano de Educação (IPE). Seguiu carreira política mediante a influência de seu tio Rui Carneiro, a quem imitou na filiação ao MDB. Eleito deputado federal em 1978, migrou sucessivamente para o PP e para o PMDB sendo reeleito em 1982. Em 1985 foi eleito prefeito de João Pessoa.

Pavilhão

Recentemente, Carneiro Arnaud inaugurou o Pavilhão de Quimioterapia Ephygênio Barbosa da Silva, que vai duplicar a capacidade de atendimento do setor de quimioterapia do Hospital Napoleão Laureano.

Segundo o diretor-geral do Hospital, oncologista Thiago Lins Almeida, o Pavilhão de Quimioterapia está possibilitando um atendimento melhor para os pacientes, além de oferecer ainda mais serviços. “O Hospital Napoleão Laureano tem como seu foco a humanização do paciente”, comentou.

A inauguração foi prestigiada por autoridades e deputados que contribuíram com a realização da obra através de emendas parlamentares. O senador José Maranhão representou o Senado Federal, o deputado federal Ruy Carneiro, a Câmara dos Deputados, e o deputado estadual Cabo Gilberto, a Assembleia Legislativa da Paraíba. O ex-deputado Major Fábio também esteve presente.

O deputado federal Ruy Carneiro, maior doador de emendas parlamentares para a instituição, lembrou que costuma ouvir depoimentos de paraibanos quanto ao acolhimento que os pacientes do Hospital Napoleão Laureano recebem dos funcionários. “Esse hospital não teria o sucesso que tem se não tivesse os funcionários agindo com amor, com carinho, com todos aqueles que chegam aqui em situações indiscutivelmente difíceis. Essa humanização é extremamente importante para o tratamento de cada um”.

 

Wellington Farias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe