Por Wellington Farias

À unanimidade de votos, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, na sessão desta quarta-feira (2), projeto de autoria do deputado Cabo Gilberto concedendo ao médico Carneiro Arnaud a mais relevante comenda do Poder Legislativo: a Medalha Epitácio Pessoa.

Sobrinho do ex-senador Ruy Carneiro, ex-prefeito de João Pessoa e ex-deputado federal, Antônio Carneiro Arnaud também preside uma das instituições de saúde mais relevantes da Paraíba: a Fundação Napoleão Laureano, que administra um dos maiores e mais importantes hospitais do Estado, e que é uma referência no tratamento do câncer no Nordeste.

O Hospital Napoleão Laureano atende, diariamente, a centenas de pacientes portadores de câncer procedentes de todos os municípios da Paraíba e até de Estados vizinhos.

O trabalho do médico Carneiro Arnaud à frente da fundação e do Hospital Napoleão Laureano foi o argumento com o qual o deputado Cabo Gilberto fundamentou a sua propositura.

O homenageado

Nascido em Pombal – terra de Leandro Gomes de Barros e de Celso Furtado – Carneiro Arnaud é Filho de Chateaubriand de Souza Arnaud e Dalva Carneiro Arnaud.
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1958), com especialização em Oncologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Cancerologia.

Fundador e presidente da Associação Paraibana de Hospitais (1968-1978) e da Sociedade Paraibana de Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia, foi professor da Santa Casa de Misericórdia e da Universidade Federal da Paraíba, médico do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e entre 1969 e 1979 foi diretor do Hospital do Câncer Napoleão Laureano e diretor-fundador da Clínica São Camilo.

Formou-se em Administração de Empresas (1975) pelo Instituto Paraibano de Educação (IPE). Seguiu carreira política mediante a influência de seu tio Rui Carneiro, a quem imitou na filiação ao MDB. Eleito deputado federal em 1978, migrou sucessivamente para o PP e para o PMDB sendo reeleito em 1982. Em 1985 foi eleito prefeito de João Pessoa.

Pavilhão

Recentemente, Carneiro Arnaud inaugurou o Pavilhão de Quimioterapia Ephygênio Barbosa da Silva, que vai duplicar a capacidade de atendimento do setor de quimioterapia do Hospital Napoleão Laureano.

Segundo o diretor-geral do Hospital, oncologista Thiago Lins Almeida, o Pavilhão de Quimioterapia está possibilitando um atendimento melhor para os pacientes, além de oferecer ainda mais serviços. “O Hospital Napoleão Laureano tem como seu foco a humanização do paciente”, comentou.

A inauguração foi prestigiada por autoridades e deputados que contribuíram com a realização da obra através de emendas parlamentares. O senador José Maranhão representou o Senado Federal, o deputado federal Ruy Carneiro, a Câmara dos Deputados, e o deputado estadual Cabo Gilberto, a Assembleia Legislativa da Paraíba. O ex-deputado Major Fábio também esteve presente.

O deputado federal Ruy Carneiro, maior doador de emendas parlamentares para a instituição, lembrou que costuma ouvir depoimentos de paraibanos quanto ao acolhimento que os pacientes do Hospital Napoleão Laureano recebem dos funcionários. “Esse hospital não teria o sucesso que tem se não tivesse os funcionários agindo com amor, com carinho, com todos aqueles que chegam aqui em situações indiscutivelmente difíceis. Essa humanização é extremamente importante para o tratamento de cada um”.

 

Wellington Farias

PB Agora

Por Wellington Farias

Notícias relacionadas

PL de Wilson Filho homenageia Zé Maranhão com concessão de Medalha na ALPB

Um projeto de resolução do deputado Wilson Filho (PTB) aprovado em sessão extraordinária no dia 18 de fevereiro, na Assembleia Legislativa da Paraíba, presta uma homenagem a um dos maiores…

Decreto disciplina restrições para conter avanço da Covid-19 na PB; veja íntegra

O Diário Oficial do Estado (DOE) publica, em edição suplementar, nesta terça-feira (23), o decreto de número 41.053, que estabelece medidas para conter a disseminação do coronavírus e evitar aglomerações…