Categorias: Paraíba

“As empresas de ônibus receberam um presente de Natal”, diz Anísio

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira (07) audiência pública sobre a regulação do transporte completar na Paraíba. O deputado estadual Anísio Maia (PT), autor da propositura, explicou que Sistema de Transporte complementar, instituído pela Lei Estadual 10.340/2014 de autoria do Poder Executivo, ficou completamente inviabilizado por recente resolução do Conselho Gestor do Sistema de Transporte de Passageiros.

“A resolução do Conselho Gestor inviabiliza completamente o sistema de transporte complementar, deixando a atividade destes, restrita às cidades mais distantes e com menor população. Com esta medida as empresas de ônibus da Paraíba receberam um verdadeiro presente de Natal, pois ficarão com o filé do transporte em toda a Paraíba, e agora sem nenhuma concorrência. Quem perde é nossa população que ficará dependendo apenas das empresas de ônibus.”, argumentou o parlamentar.

De acordo com a resolução do Conselho fica vedada a atuação do transporte complementar nas áreas metropolitanas e nos locais que tenham transporte regular convencional. “Para o conselho agir com isenção e até justiça defendemos que, desde que constatada a deficiência do serviço convencional, a partir de estudo técnico e aprovado pelo Conselho Gestor, o transporte complementar também atue nas cidades onde haja linhas regulares” disse.

Para Anísio Maia, a audiência pública é importante para reestabelecer um acordo, sem o qual fica estabelecido um monopólio que apenas penaliza os usuários. “Até o presente momento as empresas não fizeram concessão nenhuma. Na maioria das cidades o transporte complementar é o principal cliente dos postos de combustível, aquece o comércio de autopeça, e gera empregos direitos e indiretos e aumentam a arrecadação de impostos. Estes recursos circulam e permanecem na Paraíba e, o que é mais importante, oferecendo um serviço melhor e mais barato para a população”, concluiu Anísio Maia.

Os profissionais do transporte complementar apelam agora para que o governador oriente um acordo entre estes e as empresas de ônibus.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024