Categorias: Paraíba

Areia recebe Festival dos Sons e Sabores

PUBLICIDADE

Atividades culturais, exposições, trilhas, oficinas e Festival Gastronômico estão na programação da cidade neste final de semana

O Festival dos Sons e Sabores do Brejo chega neste final de semana a cidade de Areia. Durante três dias, estão programadas diversas atividades culturais e gastronômicas, além de oficinas. O evento tem como objetivo incrementar a cadeira produtiva do turismo de oito cidades da região, além de proporcionar aos visitantes experiências significativas na gastronomia e cultural local.

O roteiro começa nesta sexta-feira (8), às 18h, com Festival Gastronômico que vai reunir cinco restaurantes e lanchonetes da cidade (Pousada Vila Real, Binnos Lanches e Pizzaria, Cafeteria Perrazo, JC Hot Dog, Bistrô do Brejo e Confraria da Cachaça). Em seguida, tem início as apresentações culturais. No Solar José Rufino, às 19h30, haverá a apresentação da Filarmônica Abdon Felinto Milanez e a exposição permanente “Arte e Memória”. Já no Coreto da Praça Central, acontecerá o show do grupo Samba no Estilo. A partir das 21h, a Confraria da Cachaça recebe “Fumaça – Voz e Violão” e o Bistrô Brejo apresenta “Rafaela – Voz e Violão”.

No sábado, o festival recomeça com uma Trilha e Piquenique na Mata Pau de Ferro, às 9h. À tarde, a partir das 14h, serão realizadas três oficinas gastronômicas no restaurante do Hotel Triunfo: Wrapps com a Fina Fatia, Pastéis com a Pastelaria da Ione e Coxinhas com Empório da Cozinha. Por volta das 16h, tem início o Festival Gastronômico no Restaurante Vó Maria, Casa do Doce, Sabor da Terra, O Barretão, Saborear Drinks e Massa, Restaurante Azul e Moendas Beer.

À noite, às 19h30, a companhia de teatro Art’culados em Cena apresenta a peça “Lendas do Cabedelo”. Em seguida, a partir das 20h30, o grupo Os Boêmios canta MPB no Coreto da Praça Central. As atividades da noite são encerradas com as apresentações musicais no O Barretão (Forró Mania), Moendas Beer (Kelson Kiss Voz e Violão), Saborear Drinks e Massa (Fernanda Lima e Banda) e na Pousada Vila Real (Fumaça Voz e Violão).

Na manhã do domingo (10), entre as 9h e 11h, serrão realizadas visitas ao Engenho Triunfo, Casa do Doce, Museu da Rapadura e Museu da Cidade. O Festival Sons e Sabores de Areia encerra as atividades com a Contação de histórias com elementos sonoros da Companhia FascinArt, de Solânea (PB), no Coreto da Praça Central, às 10h30.

O Festival Sons e Sabores do Brejo é uma parceria do Sebrae Paraíba, Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Fórum de Turismo do Brejo paraibano e prefeituras municipais. O evento ainda será realizado em Guarabira (15 a 17 de novembro), Solânea (22 a 24 de novembro), Serraria (29 de novembro a 01 de dezembro), Remígio (06 a 08 de dezembro) e Pilões (13 a 15 de dezembro).

Sabores – A Tilápia Indígena é um dos pratos que será apresentado em Areia. É o filé de Tilápia em musseline de banana da terra, com arroz de castanha e coentro, do restaurante Bambu Brasil, da Pousada Vila Real, do centro da cidade. O roteiro segue para o Sítio Casa do Doce, onde Esther Vilar expõe e fabrica mais de 70 tipos de doces típicos do Brejo.
O Trio Nordestino pode ser um petisco da tarde. Cubos de carne de sol, com queijo de coalho e macaxeira frita, com um leve toque de mel de engenho. O prato pode ser degustado no Moendas Beer, no Centro. Ao todo, a cidade vai oferecer 14 pratos no Festival Gastronômico.

 

“Os festivais gastronômicos são excelentes estratégias de mercado para o incremento da atividade turística de uma localidade, pois, contribuem para a divulgação do destino turístico e da cultura local, através dos grupos culturais de dança, folclore, a musicalidade e o artesanato”, explicou a gestora do projeto de Turismo do Sebrae, Regina Amorim.

Roteiro – Há no Festival uma visita e trilha com piquenique musical, na mata do Pau Ferro. A comunidade tem um interessante restaurante, chamado Vó Maria, onde há o delicioso pé de moleque, um bolo doce da região, assado na palha de bananeira. A mata é uma das poucas restantes no Brasil de altitude, conforme os guias da comunidade.

O roteiro é de três dias para dar tempo de ver todas as riquezas da cidade. Há ainda visitas ao engenho e às oficinas gastronômicas, onde os moradores participam aprendendo uma atividade que gere renda e ocupação. O visitante degusta os resultados.

 



Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Flamengo conquista vitória por 2 a 0 contra o Corinthians no Brasileiro

Diante de quase 57 mil presentes ao Maracanã, a torcida do Flamengo e o técnico…

12 de maio de 2024

Polícia prende homem portando cocaína, maconha e balança de precisão em bairro de João Pessoa

Na noite deste sábado (11), a Polícia Militar prendeu em fragrante um homem suspeito de…

12 de maio de 2024

Jogador paraibano Hulk faz doação a vítimas de enchente do Rio Grande do Sul; saiba quanto

O jogador paraibano Hulk, atacante do Atlético-MG, solidário às vítimas das enchentes que atingem o…

12 de maio de 2024

Botafogo-PB, Sousa e Treze jogam neste domingo pelas Séries C e D do Campeonato Brasileiro; confira horários das partidas

Botafogo-PB, Sousa e Treze entram em campo neste domingo do Dia das Mães em partidas…

12 de maio de 2024

PB Agora divulga nesta segunda-feira a primeira pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Ingá

Em parceria com o Instituto Datavox, o portal PB Agora divulga, nesta segunda-feira (12), a…

12 de maio de 2024

Rio Grande do Sul tem previsão de mais chuva forte neste domingo

Um bloqueio atmosférico causado por uma frente estacionária vai continuar provocando instabilidade no tempo do…

12 de maio de 2024