Categorias: Paraíba

Após transposição, açude de Poções dobra de volume em três dias

PUBLICIDADE

 Menos de uma semana após , o presidente Michel Temer inaugurar o Eixo Leste da transposição das águas do Rio São Francisco, em Monteiro, na Paraíba, o açude Porções que abastece o município de Monteiro, mais que dobrou o seu volume. De acordo com dados divulgados por João Fernandes, presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), o açude recebeu aproximadamente 400 mil m³ de água desde a inauguração do Eixo Leste da transposição na Paraíba.

Na última medição feita pela Aesa, na manhã desta segunda, o açude de Poções apresentou 1,9% (cerca de 562.000 m³) da sua capacidade total. Um aumento de 1,1% em relação a quantidade de água que o manancial tinha antes da chegada das águas da transposição, quando apresentava 0,8% (cerca de 182.000 m³).

As águas da transposição estão chegando ao manancial por meio da barragem São José, que também já recebeu um grande volume de água vinda do Rio São Francisco. Segundo o presidente da Aesa, as caixas de descarga da barragem foram abertas para possibilitarem que as águas passem direto para Poções e não seja preciso esperar que São José encha por completo.

O açude de Poções é o primeiro grande manancial a receber as águas do Rio São Francisco no percurso até a cidade de Campina Grande. Depois de Poções, a águas vão chegar ao açude deCamalaú. Logo depois seguirá o curso pelo Rio Paraíba até chegar ao açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, que abastece não só Campina, mas outros 18 municípios paraibanos.

Açude de Boqueirão – Enquanto a transposição das águas do Rio São Francisco escorre pelo Rio Paraíba, os açudes que devem receber as águas do “Velho Chico” ainda estão em situação crítica. É o cado do açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão e responsável por abastecer 1 milhão de pessoas em 19 cidades. O manancial chegou esta semana a apenas 3,5% da capacidade total.

De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o reservatório tem capacidade para armazenar 411.686.287 metros cúbicos de água, mas está com apenas 14.465.847 metros cúbicos, o que equivale a 3,5% do total.

Boqueirão abastece Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste da Paraíba. Este é mais um novo recorde de pior índice da história, desde que o açude foi fundado no fim da década de 1950. O último pior índice registrado em uma crise hídrica anterior, ocorreu no fim da década de 1990, quando o açude chegou à margem de 14% do volume total.

Segundo a Aesa, a previsão é de que o açude de Boqueirão comece a receber as águas do Rio São Francisco entre os dias 7 a 22 de abril, tendo em vista que a expectativa era de que a água demorasse de 30 a 45 dias para passar entre Monteiro e Boqueirão, passando pelos açudes de Poções e Camalaú.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024

Em JP, Daniella Ribeiro é homenageada por representantes dos setores de turismo e eventos

A senadora Daniella Ribeiro foi homenageada nesta segunda-feira (29), em João Pessoa, por empresários do…

29 de abril de 2024

Força-tarefa de Combate ao Crime Organizado prende homem por roubos e homicídios em João Pessoa

Um homem de 63 anos, identificado pelas iniciais J.R.A.F., foi preso na tarde da última…

29 de abril de 2024

BALANÇO: Polícia Militar apreende 36 armas e intensifica ações contra a criminalidade na Paraíba

A atuação firme da Polícia Militar da Paraíba no combate à criminalidade resultou na apreensão…

29 de abril de 2024