Categorias: Paraíba

Após avaliação, CBTU diz que VLT permanece em João Pessoa

PUBLICIDADE

Em nota publicada na manhã desta segunda-feira (19), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU informou que após laudo técnico da Presidência da CBTU, chegou-se à conclusão de que não seria possível a retirada do VLT de João Pessoa.

A decisão ocorreu por conta dos investimentos que estão sendo realizados com a construção de três novos desvios ferroviários, o que demandará a necessidade de mais composições circulando, além das cinco já existentes, suprindo a demanda dos usuários.

Confira a nota na íntegra:

NOTA AO PÚBLICO

O TREM FICA
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, por meio da Superintendência de Trens Urbanos de João Pessoa, vem prestar novos esclarecimentos a respeito das notícias amplamente divulgadas na imprensa nas últimas semanas, relacionadas à suposta transferência de uma das composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de João Pessoa para o Distrito Federal.

Conforme noticiado por esta Superintendência em nota datada de 05/11/2018, o Conselho de Administração da Companhia havia autorizado a cessão temporária de 02 (duas) composições de VLTs para a realização de uma operação experimental entre Valparaíso de Goiás/GO e Brasília/DF, sendo uma oriunda de João Pessoa/PB e outra de Natal/RN.

Após a divulgação do fato, a Superintendência Regional de João Pessoa manteve contato com o Diretor-Presidente da Companhia, Sr. José Marques de Lima, enfatizando os prejuízos que a retirada de um dos VLTs da operação local poderia causar aos usuários. Além disso, o representante da STU-JOP esteve em Brasília para tratar do assunto e buscar uma solução rápida e efetiva para o caso, reunindo-se com o Diretor-Presidente da CBTU, o presidente do Conselho de Administração da empresa e o Secretário-Executivo do Ministério das Cidades.

Esta Superintendência externou sua preocupação com o caso, reiterando a necessidade de manter o VLT operando plenamente na Paraíba. O Diretor-Presidente da Companhia e os representantes do Conselho de Administração e do Ministério das Cidades, por sua vez, demonstraram sensibilidade diante do problema, se dispondo a envidar todos os esforços necessários para contornar a situação.

Após laudo técnico da Presidência da CBTU, chegou-se à conclusão de que não seria possível a retirada do VLT de João Pessoa, em razão dos investimentos que estão sendo realizados com a construção de 03 (três) novos desvios ferroviários, o que demandará a necessidade de mais composições circulando, além das cinco já existentes, suprindo a demanda dos usuários.

Diante dessa realidade, após diversas articulações, e contando com o apoio fundamental do deputado federal Aguinaldo Ribeiro ao longo de todo o processo, esta Superintendência Regional recebeu da Presidência da empresa a informação de que a decisão anterior foi revista. Portanto, a CBTU afirma, com segurança, que não ocorrerá a cessão de qualquer VLT de João Pessoa para a realização de operação experimental no Distrito Federal.

Mais uma vez, se afirma o compromisso da CBTU com a população paraibana, buscando, de maneira permanente, a qualidade na prestação dos serviços de transporte ferroviário de passageiros e a satisfação dos nossos usuários.

João Pessoa/PB, 19 de novembro de 2018.

Paulo Barreto Superintendente – STU-JOP

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024