Categorias: Paraíba

Antiga Estação de Trem de Galante é restaurada e agora é a Estação Forrozeira

PUBLICIDADE

Antiga Estação de Trem de Galante é restaurada e agora é a Estação Forrozeira

Além da infraestrutura da cidade que foi renovada no Governo Veneziano Vital em termos de serviços de educação, saúde, pavimentação e Cozinha Comunitária, o Distrito de Galante ganhou importantes benefícios para a realização descentralizada para o Maior São João do Mundo. A novidade deste ano é a criação da Estação Forrozeira, que está funcionando na antiga Estação de Trem.

O antigo prédio, que surgiu em 1907, com a chegada do trem em Campina Grande, foi todo restaurado, incluindo a recuperação da fachada, áreas internas, instalações elétricas e hidráulicas.

Segundo Kleber Novaes, coordenador do Expresso Forrozeiro (Trem do forró), o local merecia ser recuperado e tivemos o apoio para que isso se transformasse em realidade.

Na Estação Forrozeira, moradores e turistas encontram o que há de melhor da culinária regional, além de muito forró ao vivo e uma paisagem deslumbrante, que é o Açude do Distrito.

Um das maiores atrações do São João de Campina Grande, que é o Trem do Forró, surgiu graças a um projeto do atual vereador Pimentel Filho, que viu há muitos anos atrás a possibilidade de se celebrar uma parceria com a CBTU para a concretização da idéia.

HISTÓRIA DO TREM EM GALANTE – A Estação: A estação de Galante foi inaugurada em 1907 pela Great Western, no trecho Itabaiana-Campina Grande. O trecho da linha saía de Itabaiana para Campina Grande, e o distrito de Galante foi contemplado com este benefício. Desta estação partiu a locomotiva nº 3, que inaugurou no mesmo dia da de Galante a estação ferroviária de Campina. Este ramal ligando a cidade de Itabaiana até Campina possibilitou a ligação desta estação até a capital do estado, facilitando o escoamento de seu principal produto, o algodão.

A estação de Galante, que se chamou Álvaro Machado durante algum tempo, por volta de 1960 e depois retomou seu nome, está desativada desde 1997, pela RFFSA.

A Estação de Trem compreende aproximadamente 440 m² de área coberta abrigando bilheteria, residência do agente, caixa d’água e galpão para abrigar equipamentos e operários da CFN responsável pela manutenção da linha, cozinha e banheiros/vestiários. No centro da cidade de Galante, a estação está localizada num platô que permite visualizar o vale e ao fundo a Pedra de Santo Antônio, no município vizinho de Fagundes.

 

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba registra mais casos de síndromes respiratórias do que em todo 2023

Os números são preocupantes. Em cinco meses, o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda…

17 de maio de 2024

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

Trabalhadores de 59 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas que atingem…

17 de maio de 2024

Ministro Vital do Rêgo visita áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul e discute agilização de obras de infraestrutura

O ministro Vital do Rêgo Filho, atuando como presidente em exercício do Tribunal de Contas…

17 de maio de 2024

SES da PB promove amanhã “Dia D de Vacinação contra Influenza”

Assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), comunicou que a pasta promove…

17 de maio de 2024

Presidente do PT diz que tendência é por nova pesquisa e decisão na capital pode ser novamente adiada

Em entrevista na noite de ontem (16), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

17 de maio de 2024

STF defere a favor do Governo do Estado em ação sobre mudanças nas emendas na ALPB

Uma decisão ontem (16), do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu…

17 de maio de 2024