Categorias: Paraíba

Aluguel de temporada: Procon-PB orienta consumidores

PUBLICIDADE

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB) esclarece alguns cuidados que o consumidor deve ter ao alugar um imóvel por temporada, tendo em vista o período de carnaval. De acordo com a superintendente do órgão Késsia Cavalcanti, o consumidor deve ser cauteloso. Verificar sobre a localização e a segurança do imóvel são alguns passos recomendáveis para evitar problemas.

“Durante o período de carnaval sempre há muita procura em alugar imóvel por curto tempo. O consumidor deve ficar atento e pesquisar bastante para que os momentos de lazer não sejam atrapalhados por aborrecimentos”, orientou Késsia.

Confira algumas orientações da superintendente do Procon-PB:

FAÇA SEMPRE UMA BOA PESQUISA: A superintendente recomenda que, antes de alugar o imóvel, o consumidor deve pesquisar bastante. “É importante buscar informações de referências sobre a idoneidade do locador, imobiliária ou da credibilidade do site. Consulte órgão de defesa do consumidor ou comentários na internet de ex-hóspedes”, orienta Késsia.

VERIFIQUE A LOCALIZAÇÃO DO IMÓVEL: Vale consultar o endereço no Google Maps ou ferramentas similares e verificar a distância do imóvel até os principais pontos que pretende visitar. Observe também as condições de acesso ao local e a infraestrutura da região.

DE OLHO NO CONTRATO: Observe se o contrato está detalhando o que foi acertado verbalmente. Deve discriminar as datas, estado de conservação dos móveis – se for o caso, a forma de pagamento e entrega das chaves. Ao fim da locação, faça nova vistoria.

PRAZO DE LOCAÇÃO: O prazo de locação por temporada não pode ultrapassar 90 dias. Exija recibo de todas as quantias pagas.

OFERTA DESCUMPRIDA: Se as condições da casa forem diferentes do que foi prometido, o inquilino tem o direito de exigir a devolução do valor pago. Para tanto, ele precisa desistir de ficar no imóvel. Se optar por permanecer no local, o consumidor pode negociar um abatimento proporcional no preço.

LOCAÇÃO PELA INTERNET: Se contratar pela internet, salve ou imprima as telas, busque contato com o responsável pelo imóvel e saiba que, o site que realiza a intermediação também responde em caso de problemas.

TEVE PROBLEMAS? Se houver problemas, tente resolver amigavelmente com o fornecedor e, caso não obtenha sucesso, procure o Procon mais próximo. Dúvidas e reclamações ligue 151.

 

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024