Categorias: Paraíba

ALPB protege direitos do servidor público durante Estado de Calamidade

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) segue trabalhando através de sessões por videoconferência e aprovando Projetos de Leis (PL’s), que têm minimizado os danos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado. Pensando no servidor público paraibano, o Poder Legislativo tem votado a favor de matérias que protegem os direitos do funcionalismo durante Decreto de Calamidade no Estado.

A Casa aprovou o PL 1.794/2020 garantido ao servidor público que enquanto vigorar o Estado de Calamidade sua remuneração não sofra nenhuma redução. O texto é de autoria do deputado Bosco Carneiro e proíbe os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como o Ministério Público da Paraíba, o Tribunal de Contas do Estado, a Defensoria Pública e a Universidade Estadual da Paraíba de reduzirem, neste período, a remuneração de seus servidores efetivos. “Esse projeto garante ao servidor, nesse período de pandemia, a manutenção de sua remuneração. Trata-se de uma proteção ao servidor”, explicou o deputado Bosco.

Outro projeto importante, já transformado na Lei 11.699, de autoria dos deputados estaduais Wallber Virgolino e Wilson Filho, suspende a cobrança dos empréstimos consignados, contraídos pelos servidores públicos estaduais, durante o período de 120 dias. Os descontos já não serão feitos no pagamento do Governo do Estado deste mês de junho.

A iniciativa, segundo os autores, “busca trazer um mínimo de segurança financeira aos aposentados, pensionista, reformados e inativos paraibanos, uma vez que muitos idosos são obrigados a fazer empréstimos e depois têm de arcar com parcelas exorbitantes, que representam quase a metade de seus rendimentos, ainda mais agora em que estão vivenciando um momento de anormalidade por conta da calamidade pública imposta pela pandemia do Covid-19”.

Os parlamentares também a provaram o PL 1.722/2020, de autoria do deputado Felipe Leitão, que assegura a servidores e empregadas do serviço público estadual, militar ou civil, a licença maternidade automática, sem perdas salariais durante a vigência da calamidade pública na Paraíba. O texto determina ainda que a licença maternidade seja concedida de imediato a partir do momento da descoberta de gravidez.

O deputado argumenta que mesmo não havendo estudo conclusivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu as mulheres grávidas entre o grupo de risco, desta forma, se faz necessário adotar medidas que possam proteger essas mães. “A cada novo dia, novas pesquisas demonstram o perigo e o risco grave à saúde causado pelo novo coronavírus. Apesar dos diversos estudos, o que apresenta melhor índice de salvar vidas é o estudo empírico do isolamento social”, justificou Felipe Leitão.

O PL 1.586/2020, do deputado Delegado Wallber Virgolino, também recebeu voto favorável dos demais parlamentares. A proposta assegura o pagamento do adicional de insalubridade no percentual de 40% a todo trabalhador da saúde cujas instituições em que trabalham estejam vinculadas ao atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

A matéria estabelece que o adicional seja mantido pelo tempo em que durar o surto ou pandemia. “Os profissionais de saúde têm saído de suas casas para envidar esforços diários a fim de garantir a proteção de nossa população. Com isso, estes trabalhadores estão expostos aos riscos de contraírem as doenças que se dispõem a combater”, justificou o deputado Wallber.

 

Redação com ALPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024