Categorias: Paraíba

Aliado de Bolsonaro quer revogação de decreto de calamidade na PB

PUBLICIDADE

Integrante da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Moacir Rodrigues (PSL), questionou o Decreto nº 40.134/2020,do governador João Azevedo que prorrogou por 180 dias o Estado de Calamidade da Paraíba em decorrência do avanço do novo coronavírus.

O Decreto n° 40.194/2020, de 20 de Abril de 2020, dispõe sobre: “Declara Estado de Calamidade Pública em todo o Estado da Paraíba, decorrente de desastre natural classificado como grupo/biológico/epidemia e tipo doenças infecciosas virais (COVID-19).

Moacir disse que o decreto deveria ter sido autorizado pela Assembleia Legislativa, e por isso, defende que seja suspenso. Ele observou que desde o dia 21 de março de 2020 a Paraíba está sob o estado de calamidade pública, e com o novo decreto estendendo o seu prazo por mais 180 dias, o estado de calamidade pública passará a ter vigência de 210 dias, o que segundo ele, ultrapassaria o prazo limite estabelecido em lei.

O parlamentar questionou ainda o fato do Governo do Estado ter editado o novo decreto de estado de calamidade pública sem antes, levar à Casa Legislativa o seu reconhecimento, o que segundo ele, fere a Legislação, Lei Complementar nº 101/2000.

Ele também questionou o artigo que autoriza a possibilidade de “requisitar bens móveis e imóveis privados, serviços pessoais e utilização temporária de propriedade particular, desde que sejam estrita e efetivamente necessárias a minorar o grave e iminente perigo público, observadas as demais formalidades legais.
Para ele, essa medida extrapolaria os limites do razoável, uma vez que, o ato de “requisitar” em miúdos, seria se apropriar temporariamente de bens móveis ou imóveis privados, serviços pessoais e utilização de propriedade particular, o que é Inconstitucional.

O parlamentar cita o artigo 5º, XI da Constituição Federal, que estabelece que só existe a possibilidade de requisição ou uso e ocupação de propriedade privada mediante o decreto de Estado de Sítio (art. 137 a 141 da Constituição Federal) ou de Estado de Defesa (art. 136 da Constituição Federal), o que não é o caso.

“Diante das situações externadas acima, as quais ferem os princípios constitucionais da estabelecidos no art. 37, caput da Constituição Federal, faz-se necessário a edição deste Decreto Legislativo, sustando os efeitos do Decreto nº 40.194/2020, de 20 de Abril de 2020” defendeu.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024