Categorias: Paraíba

Alcymar Monteiro, Liss Albuquerque e Forró Pegado animam o ‘São João Pra Valer’

PUBLICIDADE

As comemorações juninas continuam no Ponto de Cem Réis. Nesta quarta-feira (26) Alcymar Monteiro, Forró Pegado e Liss Albuquerque comandam a festa do ‘João Pessoa – São João Pra Valer’, a partir das 19h30. Também se apresenta no local a quadrilha junina de Bonecos Gigantes de Olinda. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O ‘João Pessoa – São João Pra Valer’ este ano está homenageando os cantores Antônio Barros e Cecéu. Além da tradicional festa no Centro da cidade, as comemorações também acontecem em pólos descentralizados, distribuídos em cinco bairros da Capital: Padre Zé, Ernesto Geisel, Novais, Mangabeira e Tambaú.

A atração principal da noite é o cantor Alcymar Monteiro, conhecido também como o Rei do Forró. Perto de completar 30 anos de carreira (em 2014), o artista reservou um repertório especial com músicas de trabalhos recentes como “Forró de Amor e Paz” e “Entre Amigos”, além de sucessos já consagrados.

O paraibano Liss Albuquerque promete um show totalmente repaginado, com a participação da Orquestra PB Pop e o maestro Rogério Borges. “É a primeira vez que eu me apresento com uma orquestra completa. Neste novo show vou poder mostrar um repertório de forró mais variado”, comentou. O público pode esperar músicas de Antônio Barros de Cecéu, Zé Ramalho, Luiz Ramalho, Pinto do Acordeon e outras composições autorais.

Já a banda Forró Pegado apresenta o show ‘Forró Pegado – É o Chefe’. O novo CD, gravado ao vivo, no início do mês, em João Pessoa, reúne 24 faixas com o forró suingado e músicas de sucesso em rádios de todo o Brasil como ‘Paredão Trator’, ‘Vai ficar Só’, ‘O que é que tem’ e ‘Amor Impossível’.

Para o evento, que acontece até este domingo (29), são mais de 150 atrações com investimentos de 2,7 milhões. A programação completa está disponível no link http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/funjope/sao-joao-2013/

Alcymar Monteiro – Cantor e compositor brasileiro de forró e frevo. É considerado um dos grandes intérpretes da música nordestina, mais especificamente do forró tradicional, sendo conhecido como o Rei do Forró. Enquanto compositor, já foi gravado por Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Marinês, Raimundo Fagner, Zé Ramalho.

Nos 29 anos de carreira, a obra é vasta: são 86 trabalhos entre vinil, CD e DVD; números que o colocam como um dos maiores ícones da música e da cultura nordestina. O sucesso ultrapassou as barreiras do país. Em 2001, Alcymar se apresentou no Festival de Montreaux, no Festival Latino Americano, em Milão (Itália), em Imst (Áustria), Laussane e Zurich (Suíça), e na Côted’azur (França).

Para 2014 quando completa 30 anos de carreira, Alcymar está trabalhando no disco “A bandeira brasileira do forró”, que deve ser lançado em 2014. O álbum contará com parcerias de Geraldo Azevedo, Chico César, Caetano Veloso, Zé Ramalho, Antônio Barros e Gilvan Neves. Duas canções que vão compor o disco estão prontas: “País do futebol” (um frevo sobre a seleção brasileira) e “Fly” (homenagem ao seu canário de estimação).

Liss Albuquerque – Nascido em João Pessoa, Liss Albuquerque já tem um vasto serviço prestado a música brasileira. Desde os anos 80 desenvolve suas ideias através do resgate de tradições e manifestações ligadas a cultura popular. O cantor foi um dos fundadores do projeto Folia de Rua e conquistou o primeiro lugar no Forró Fest 2011 com a música “É tudo Forró”, em parceria com Alberto Arcela.

Com dois CDs gravados, Liss Albuquerque faz uma pesquisa rítmica e melódica onde tenta buscar elementos de ritmos nordestinos que recebem influências da África e dos outros continentes, mesclando a elementos do rock, do jazz, bossa nova e até influências da música européia e americana. O compositor também faz uma apologia ao forró, passando pelo caboclinho, baião, embolada, samba de roda e toques de candomblé, unidos a elementos do world music e todas as suas vertentes desde o soul até o xote.

Forró Pegado – Com apenas cinco anos de formação o Forró Pegado vem colecionando fãs por onde passa, batendo recordes de público e cruzando as fronteiras nordestinas. Recentemente o grupo realizou a primeira turnê pelo Sudeste reunindo um público total de 15 mil pessoas, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Felizes e comemorando mais esta conquista, os cantores Douglas Pegador e Kelly Silva já se preparam para o retorno ao Sudeste, previsto para acontecer no segundo semestre deste ano.

A banda ficou famosa por apresentar um forró que se dança junto e misturado e ganhou potência ainda maior quando passou a tocar nos chamados ‘Paredões” (conjunto de caixas amplificadoras de som de alta potência) que viraram febre em todo Nordeste e até hoje animam as festas em muitas cidades.

Com a proposta de tocar o vaneirão, mas com uma pegada diferente, mais swingada que tivesse a marca da percussão, instrumento que as bandas de forró não costumam explorar, durante este curto espaço de tempo conquistou toda a Paraíba, além de projetar-se em nível regional de maneira bastante rápida em estados como Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Maranhão e Piauí.



Secom/JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024