A Paraíba o tempo todo  |

Agentes de Saúde de Patos recebem equipamentos de proteção

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Endemias de Patos (ACE), assim como Equipes de Saúde da Família, receberam na manhã desta quarta-feira (28), no Ginásio de Esportes “O Rivaldão”, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), fardamentos e tablets para o atendimento à atenção básica; além de computadores que serão usados nas UBSs para o Prontuário Eletrônico do Cidadão, entregues aos representantes dos quatro DGAs.
.
A solenidade foi bastante prestigiada e todos ressaltaram a importância destes equipamentos para a execução dos trabalhos preventivos de saúde, pois garantem melhorias no rendimento, não só para as categorias dos ACS's e ACE's, mas, também, para os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, com a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que facilitará os atendimentos para usuários do SUS.

O prefeito Dinaldinho Wanderley, reafirmou a importância dos equipamentos para os profissionais envolvidos e aproveitou a solenidade para dizer à
categoria, que o décimo quarto salário, prometido no final do ano passado, está garantido, mas que precisa ser regulamentado pela câmara de vereadores, afim de incorporar definitivamente ao salário dos agentes.

“Além disso, iremos, também, resolver o problema das cirurgias eletivas na cidade, ainda, neste primeiro semestre; uma espera ansiosa da população, que precisa se deslocar a outras cidades para realização das referidas cirurgias”, garantiu.

O agente comunitário de saúde, mais antigo, presente na solenidade, Francisco Pereira (Amaral) falou com emoção, em nome de todos, sobre o
recebimento dos EPIs, coisa que segundo ele, jamais tinha visto. “sou agente comunitário de saúde desde 1991 e nunca até hoje, aconteceu um momento desses. Nós nunca tivemos acesso a tablets, essas novas tecnologias, a gente sabe que é uma coisa nova, mas mesmo assim, faz muito tempo que existe, mas nós só agora que estamos tendo acesso. Isso veio para melhorar nosso trabalho. Outra coisa, fardamento, nunca vi isso, é a primeira vez que os agentes comunitários recebe desde gestões anteriores”, enfatizou Amaral.

O kit contém: camiseta, colete, calça jeans e protetor solar, faltando, ainda, chegarem as botas e a bolsa, para complementar os equipamentos dos
profissionais de saúde, entrega que vai acontecer na semana que vem.

O Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, SINDACSE, João Bõsco Valadares, mostrou-se muito satisfeito com a conquista da categoria em que ele afirma, a parceria com a gestão que vem desde antes do prefeito assumir a prefeitura. “nós estamos construindo pontes, desde quando o prefeito ainda era candidato, a categoria chega hoje, numa solenidade como essa com vários avanços anunciados pela gestão, que vai desde todo o fardamento completo, os EPIs, protetores solares, reforçando a fala do agente Amaral que falou que em quase 27 anos de serviço, nunca tinha recebido o que está recebendo hoje aqui”.

A secretária de saúde, Priscila Gomes reforçou que, esta era uma luta da categoria desde o tempo em que ela era coordenadora de Distristo Geo
Administrativo – DGA e que agora, ela teve o prazer de estar presente a esta entrega de uma batalha que vinha desde o ano passado, pelos Agentes de Saúde. “Era uma coisa que muita gente não acreditava que iria receber, esse fardamento, até porque, nunca receberam. Então é uma satisfação muito grande, de minha parte e da parte deles também, por hoje estar aqui recebendo estes benefícios.” Ressaltou Pricila Gomes.

Ao final, o Prefeito Dinaldinho deu a notícia de que, o salário dos efetivos e pensionistas estará creditado nesta quinta-feira, (28) reafirmando o
compromisso de pagar, em dia, os salários dos servidores públicos, dentro do mês trabalhado.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe