Categorias: Paraíba

Aesa prevê chuvas em 96 cidades do Brejo, Agreste e Litoral da Paraíba entre Abril e Junho

PUBLICIDADE

Depois de enfrentarem meses marcados por estiagens e temperaturas elevadas, os moradores de 96 municípios paraibanos localizados nas regiões do Brejo, Agreste e Litoral da Paraíba deverão vivenciar um período de chuvas estáveis, entre os meses de abri, maio e junho deste ano.

Pelo menos é essa a previsão dos pesquisadores e meteorologistas de todos os Estados nordestinos, elaborada durante a XVIII Reunião de Análise e Previsão climática para o Setor Norte e Nordeste do Brasil, realizado durante dois dias em Recife. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira (19), ao final do evento, e prevê precipitações dentro da média histórica nas três regiões do Estado.

No Brejo, Agreste e Litoral, conforme os meteorologistas da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a média anual de chuvas é de 800 a 1.500 milímetros. De acordo com o relatório, a probabilidade de que as precipitações fiquem acima da média nos próximos três meses é de 25%, enquanto são 40% as chances de que as cidades registrem chuvas dentro da normalidade e 35% as possibilidades de que elas estejam baixo da média histórica.

A previsão, conforme os meteorologistas, é um reflexo do aumento da temperatura das águas do Oceano Atlântico, que influenciam diretamente sobre a ocorrência de chuvas na região Leste do Nordeste brasileiro. Já sobre o Oceano Pacífico, o El Niño apresentou sinais de enfraquecimento, o que também deverá contribuir para as precipitações. No encontro, os meteorologistas também analisaram imagens de satélites, a força dos ventos e as condições históricas das três regiões.

Para a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, que representou a Paraíba no encontro, a previsão deve amenizar a situação dos municípios paraibanos que estavam sofrendo com a falta de chuvas. “O objetivo foi fazer a previsão para parte Leste do Nordeste, que abrange essas três áreas paraibanas. Para essas três regiões, a expectativa é bem melhor no período chuvoso, que vai de abril a junho”, discorreu a especialista.

Já no que se refere à temperatura, os estudiosos preveem que o calor registrado nos primeiros meses do ano deverá se manter. O Brejo, Agreste e Litoral registram historicamente uma média de temperatura entre 28°C e 29°C, durante o segundo trimestre do ano. “Estamos no início da época do outono e é comum termos temperaturas mais amenas. Em 2010, esse índice deve ficar em 30°C, um pouco mais elevado”, observou Marle Bandeira.

No evento, os meteorlogistas também voltaram a analisar a situação climática para as regiões do Cariri, Curimataú e Sertão do Estado. Conforme o documento, os 127 municípios situados nessas áreas continuarão tendo problemas com a seca e a irregularidade das chuvas. A probabilidade de 50% é de que as chuvas continuem abaixo da média histórica; 30% indicam precipitações dentro da normalidade e somente 20% preveem chuvas acima da média.

JP

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Celebração de Pentecostes reúne milhares de fiéis e prefeito Cícero destaca momento para alimentar a fé

O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, expressou neste domingo (19), durante a…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Propaganda em geral: veja o que pode e o que não pode ser feito nestas eleições e fique atento

Regras para a realização de carreatas e distribuição de santinhos estão listadas na Resolução TSE…

19 de maio de 2024