Categorias: Paraíba

Acusado de assalto a loja em CG tem Habeas Corpus negado

PUBLICIDADE

José Uislei de Souza Silva, preso por policiais militares após ter assaltado uma Loja, no Centro de Campina Grande, vai responder a processo preso. Assim decidiu a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, ao negar, à unanimidade, Habeas Corpus, com pedido de liminar, impetrado em favor do paciente.

 

O relator do processo de nº 0800055-41.2016.815.9999, oriundo da 5ª Vara da Criminal da Comarca de Campina Grande, é o desembargador Carlos Martins Beltrão Filho. O parecer da Procuradoria de Justiça foi pela denegação da ordem.

 

Consta nos autos que o José Uislei foi preso pela prática, em tese, do crime tipificado no art. 157, do Código Penal, após, em companhia de um menor, adentrar em um estabelecimento comercial e anunciar um assalto, exigindo que fosse entregue todo o dinheiro da loja. O dono do estabelecimento, visualizou pelo sistema de monitoramento a chegada do menor com a arma em punho e reagiu, acertando-o no abdômen. O fato aconteceu no dia 14 de março de 2016.

 

A defesa do acusado alega que a decisão que manteve a prisão preventiva dele se mostrou injusta, isto porque, José Uislei possui endereço certo, é trabalhador e tem vínculo familiar. Ainda de acordo com a defesa, o paciente não preenche os requisitos do art. 310, II e 312, ambos do Código Penal e, ainda, que a decisão que decretou a prisão preventiva do paciente não se vislumbra a incidência do princípio da fumaça do bom direito, bem como, do perigo da demora.

 

Tenciona ainda a defesa de José Uislei, com a impetração do HC, cessar a violação à liberdade do paciente, em decorrência de constrangimento ilegal, resultante da falta de fundamentação do decreto de prisão e, também, o excesso de prazo para a conclusão da instrução.

 

O desembargador Carlos Beltrão, ao proferir o voto, enfatizou que o juiz, ao decretar a prisão preventiva do paciente, entendeu estarem presentes os requisitos estabelecidos nos arts 312 e 313 do Código de Processo Penal.

 

“Percebe-se que a decisão se encontra satisfatória e suficientemente fundamentada quanto à necessidade da medida, inexistindo irregularidades em sua prolação ou motivos para qualquer censura”, ressaltou.

 

Artigo 312/CPP – A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.

 

Artigo 313/CPP – Nos termos do art. 312 do CPP, será admitida a decretação da prisão preventiva: I – nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos; II – se tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentença transitada em julgado, ressalvado o disposto no inciso I do caput do art. 64 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal e III – se o crime envolver violência doméstica e familiar contra a mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência, para garantir a execução das medidas protetivas de urgência.


Redação com TJPB

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nas redes sociais, Tovar nega desligamento do grupo Cunha Lima, mas reitera que se racha com Bruno ocorrer, ficará com Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) utilizou suas redes sociais para esclarecer recentes rumores…

16 de maio de 2024

DATA E LOCAL MARCADOS: Pré-candidatura de Inácio Falcão a prefeito de Campina Grande será lançada nesta segunda-feira

O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Campina Grande do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB)…

16 de maio de 2024

Presidente do PSDB/PB reconhece que Romero ainda é o principal cabo eleitoral de CG

Na tarde desta quarta-feira (15), o deputado estadual Fábio Ramalho reconheceu em uma entrevista ao…

16 de maio de 2024

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi em Itapororoca e leva melhoria ao tráfego na região

O governador também inspecionou obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura…

16 de maio de 2024

Chico Mendes abre portas para Romero e diz que grupo de João está consolidado em unir oposições em CG

Na busca pela unidade da oposição em Campina Grande, o deputado estadual Chico Mendes (PSB),…

16 de maio de 2024

Clubes gaúchos pedem paralisação total da Série C até o fim de maio

Em meio a volta da elevação do nível do rio Guaíba e previsão de piora…

16 de maio de 2024