Categorias: Paraíba

Acusado assalto tem Habeas Corpus negado pela Justiça

PUBLICIDADE

Por unanimidade e em harmonia com o parecer do Ministério Público estadual, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) denegou a ordem de Habeas Corpus (HC) em favor de um homem acusado de roubo majorado contra duas vítimas. A decisão foi tomada durante a sessão ordinária do Órgão Fracionário desta quinta-feira (14). O relator foi o desembargador Carlos Martins Beltrão Filho.

Conforme relatório, o denunciado foi preso em flagrante delito no dia 22 de março deste ano, sob a acusação de ter praticado, em tese, o crime previsto no artigo 157, § 2º, I e II, do Código Penal. Ele se encontra recolhido no Presídio Padrão da cidade de Santa Rita.

A defesa afirmou que a autoridade impetrada converteu a prisão em flagrante em preventiva se baseando nas majorantes, quando fundamentou sua decisão na garantia da ordem pública e da instrução processual, mas sem especificar qual conduta do acusado colocaria em risco a coletividade ou pudesse justificar a ação penal.

Aduziu, ainda, que o decreto prisional não tem fundamentação nem se apresenta justo, que o paciente só tem 19 anos de idade, é primário, possui bons antecedentes, não conhece as vítimas e testemunhas e não tem conduta anterior que ponha em perigo e temor à comunidade, além de ter confessado a autoria do delito, razão pela qual o acusado merecia responder o processo em liberdade, fazendo cessa o constrangimento ilegal.

Quanto à falta de fundamentação e de justa causa do decreto preventivo, pela ausência dos requisitos do artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP), alegada pela defesa do acusado, o desembargador Carlos Beltrão disse que não merece prosperar.

“O decisório foi escrito de forma direta, objetiva e contundente, demonstrando, a contento, os motivos do cárcere cautelar, pois trouxe o desenvolvimento fático e jurídico necessário ao fim prisional, razão por que atendeu aos requisitos legais para tanto”, afirmou o relator.

Ainda segundo o desembargador Carlos Beltrão, os crimes majorados imputados ao acusado são de extrema gravidade, por serem reprovados e perturbadores da ordem pública, visto colocarem em risco a paz da sociedade, que vê a criminalidade crescendo todos os dias.

“Então, percebe-se que a periculosidade do agente e a gravidade em concreto da sua conduta demonstram, de fato, a presença do periculum libertatis, merecendo, assim, ser preso provisoriamente”, disse Beltrão.

Em relação à aplicação das medidas cautelares diversas da prisão, o desembargador-relator afirmou que restou demonstrado, de forma fundamentada e com base em dados concretos, o preenchimento dos requisitos previstos no artigo 312 do CPP. “Pelas exposições fáticas e jurídicas, aliada, ainda, aos elementos convincentes insertos no álbum processual, onde a materialidade é inconteste e, ainda, há elementos suficientes de indícios de autoria, não há como acolher a pretensão mandamental, pois tudo converge para a denegação da ordem”, concluiu.

PB Agora com TJPB

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024