Categorias: Paraíba

Açude de Boqueirão aumenta em 4 centímetros

PUBLICIDADE

 As chuvas que tem caído na Paraíba neste mês de fevereiro, trouxeram não apenas esperança para o homem do campo, que já prepara a terra para o plantio, mas para as populações que temem um colapso no sistema de abastecimento de água.
O açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, recebeu uma carga nova de água de 4 centímetros. Isso corresponde a 536 mil metros cúbicos de água, quantidade equivalente a quase dois dias de consumo e evaporação.
De acordo com o coordenador do Departamento de Obras contra a Seca (Dnocs) em Boqueirão, Everaldo Jacobino de Moura, a recarga de 4 cm foi ocasionado pela água que correu através de riachos localizados na bacia do açude.

Ele explica que os rios Paraíba e Taperoá, responsáveis por desaguar em Boqueirão, chegou a elevar o nível em alguns pontos, mas que o acumulo de água não foi suficiente para chegar ao manancial.
Em Taperoá, no Cariri paraibano, onde choveu 78,8mm, a água que correu no leito chamou atenção dos moradores. No Sertão, nenhum açude ainda recebeu recarga, segundo informações do Dnocs.

De acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Marlem Bandeira, a tendência é que Boqueirão continue recebendo água este mês, visto que a previsão é de mais chuvas. A nova recarga foi resultado das fortes chuvas que caíram na Paraíba nas últimas 72h. Somente em Cabaceiras, conhecida como a cidade que menos chove no Brasil, choveu 75 milímetros.

Em menos de 4h de chuva em cidades como Taperoã e Cabaceiras, o açude de Boqueirão recebeu uma recarga de 536 mil metros cúbicos de água algo equivalente a quatro centímetros de sua lâmina. De acordo com informações da AESA,, Boqueirão amanheceu nesta quarta-feira (19) acumulando 141.878.667, milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 34,5% da total capacidade de armazenamento do reservatório que é de 411.686.287 milhões de metros cúbicos.

A situação ainda é preocupante, visto que em dezembro do ano passado, a manancial estava com pouco mais de 40% de sua capacidade de armazenamento. No final do ano passado, ele recebeu uma recarga de aproximadamente 2 milhões de m3, algo equivalente a sete centímetros de sua lâmina.

O açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, tem perdido 11 milhões de metros cúbicos de água por mês. Com a redução do volume e a perda de quase 2% de sua água por dia, o açude de Boqueirão vem tornando visível o surgimento de várias ilhas que não eram observadas há anos.

Severino Lopes

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024