Categorias: Paraíba

Acidentes de moto lideram atendimento no Trauma

PUBLICIDADE

 No primeiro semestre deste ano, foram registrados 4.436 atendimentos a vítimas de acidente de trânsito no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Desses, 3.080 atendimentos foram a vítimas de acidentes de moto, o que representa 69% do total. Em seguida, com 558 atendimentos (12%) estão os que sofreram acidente automobilístico e 506 (11%) atropelamentos.

De acordo com os dados do Núcleo de Estatística da instituição, nos casos dos acidentes de moto, a maioria das vítimas é de jovens do sexo masculino na faixa etária de 20 a 24 anos de idade, com 526 casos. Dentre os bairros de João Pessoa, Mangabeira é o que lidera com 132 ocorrências, seguido por Valentina Figueiredo, 99; e Centro de João Pessoa, com 75 casos. Já em relação à Grande João Pessoa, o município de Santa Rita lidera com 261 acidentes, logo atrás vem Bayeux com 120 e Cabedelo com 84 atendimentos.

Para o paciente José dos Santos Pereira, interno na unidade de saúde após sofrer um acidente de moto no qual fraturou a perna, o crescimento deste tipo de acidente em João Pessoa é preocupante. “Depois que dei entrada no Hospital de Trauma, fiquei surpreso com a quantidade de pacientes internos em decorrência do mesmo motivo. No meu caso, as consequências não foram graves porque eu estava usando o capacete. Por esta razão faço um apelo aos colegas para que não deixem de usar os equipamentos de segurança”, afirmou.

O ortopedista da unidade hospitalar, Manoel Marques da Nóbrega, explicou que muitas das vitimas de acidentes com motocicletas têm como resultado fraturas expostas, de membros superiores e inferiores e por isso o tempo de recuperação é mais lento. “Essas fraturas exigem procedimento cirúrgico, com a colocação de síntese metálica, como placa, parafuso ou pino e, geralmente, o paciente sofre vários tipos de lesões podendo necessitar da assistência de diferentes especialidades médicas, simultânea ou separadamente”, ressaltou.

Perfil – O Hospital de Emergência e Trauma atende, exclusivamente, emergência e urgência, vítimas de trauma (acidentes e desastres), de violência (física e sexual), queimadura e doenças clínicas em suas fases agudas (AVC e hemorragias digestivas). Neste último caso, os pacientes são diagnosticados e, após estabilizado o quadro clínico, são transferidos para hospitais que possam dar continuidade ao tratamento.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sobe para 20 número de açudes sangrando na Paraíba; outros 80 estão em monitoramento pela Aesa

Atualmente, 20 açudes na Paraíba estão sangrando devido às fortes chuvas que atingiram o estado…

17 de maio de 2024

Vídeo: Moradores de Patos lançam campanha denunciando a existência de muitos buracos nas ruas da cidade

Por meio das redes sociais, moradores da cidade de Patos, estão divulgando uma campanha para…

17 de maio de 2024

João Azevêdo inaugura pavimentação de estradas em Arara, Serraria e Pilões

O governador João Azevêdo esteve, nesta sexta-feira (17), nos municípios de Arara, Serraria e Pilões,…

17 de maio de 2024

MPT-PB destina R$ 571 mil para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou R$ 571.934,92 (quinhentos e setenta e um mil,…

17 de maio de 2024

Seinfra-JP alerta população para evitar jogar lixo nas ruas e evitar alagamentos

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), intensificou nos últimos dias…

17 de maio de 2024

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil…

17 de maio de 2024