A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães, realizada pelo
Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba – IFEP, em
parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba –
SEBRAE/PB, revelou que 79% dos pessoenses pretendem presentear as mães na
data. O intuito do levantamento, que é realizado pelo quinto ano
consecutivo, é conhecer o desejo do consumidor em relação ao presente que
deseja adquirir, quanto pretende gastar e quais fatores são primordiais para
a finalização da compra.
A pesquisa foi realizada com 422 consumidores, no período de 8 a 16 de
abril, sendo 67% do sexo feminino. A faixa etária mais encontrada foi entre
26 e 36 anos, com uma renda que varia de dois a três salários mínimos na
maior parte dos entrevistados (43,13%).
O levantamento mostrou que as perspectivas para as vendas do Dia das Mães
são boas, a estimativa é que supere as de 2009 em torno de 10%. Quanto à
intenção de compras, 79% dos paraibanos apresentaram desejo de presentear as
mães este ano.
Segundo a pesquisa, vestuário será o presente mais procurado, citado por
25,37% dos entrevistados. Os eletrodomésticos e eletroeletrônicos aparecem
na segunda posição com 23,28% da preferência dos consumidores, seguido por
perfumarias (13,73%), calçados (8,66%), móveis e artigos de decoração
(7,16%), jóias e bijuterias (4,48%), pequenos presentes (4,18%), bolsas
(2,99%), jantar ou almoço familiar (2,09%) e flores (1,79%). Entre os
eletrodomésticos e eletroeletrônicos, os mais citados foram: celular
(13,32%), televisão (12,82%), microondas (10,26%), liquidificador (8,97%),
máquina de lavar (6,41%), fogão (5,13%), ventilador (3,85%) e geladeira
(2,56%).
O valor médio de pretensão de gastos com presente foi de R$197,83. Porém, a
maior parte dos presentes deverão ser comprados com valores entre R$50,00 e
R$200,00. Quanto à forma de pagamento, a maior parte (52%) opta pelas
compras a prazo, principalmente pelo parcelamento no cartão de crédito. Já
47% dos entrevistados manifestaram o desejo de comprar os presentes à vista,
se forem estimulados com um bom desconto.
Na hora da compra, a qualidade e o preço do produto serão os principais
fatores levados em consideração. Já em relação aos local em que os presentes
serão comprados, os consumidores com as menores rendas realizarão as compras
no comércio tradicional. Por outro lado, os shoppings serão os locais mais
procurados pelas pessoas com maiores faixas de renda
Assessoria
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