Categorias: Paraíba

5 meses: açude de Boqueirão perde 27,2 milhões de m³ de água

PUBLICIDADE

Responsável pelo abastecimento de quase 1 milhão de paraibanos de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), no Cariri,  já perdeu 27,2 milhões de metros cúbicos de água, em cinco meses.

O açude de Boqueirão deixou de receber as águas da Transposição do Rio São Francisco em abril.  Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e revelam que, enquanto, em abril, Boqueirão estava com 144.639.522,16m³, o equivalente a 35,13% da capacidade total, agora o volume do reservatório é de 117.433.865 m³, o que corresponde a 28,53% da capacidade. Com essa redução, são exatos 27.205.657,16 m³ a menos de água no reservatório, totalizando uma perda de 6,6% da capacidade total do açude.

Essa redução, portanto, segue a tendência natural do fato de o reservatório não estar recebendo as águas da transposição, bem como pela escassez de chuva na região, conforme o presidente da Aesa, João Fernandes. “Também tem o fato da abertura da comporta para Acauã[açude Argemiro de Figueiredo, no Agreste do estado]. Mas a situação está sob controle e estamos com um volume confortável”, acrescentou o presidente.
O abastecimento das águas do Rio São Francisco, em Boqueirão, deixou de ocorrer após a retomada das obras de recuperação nos açudes de Poções e Camalaú, localizados nos municípios paraibanos Monteiro e Camalaú, respectivamente. A interrupção aconteceu no dia 2 de abril, atendendo a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), na Paraíba.

A retomada das obras foi necessária para que os açudes pudessem armazenar água das chuvas com segurança. Isso porque, no período em que os municípios abastecidos pelo açude Epitácio Pessoa estavam na iminência do colapso total de água, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) encontrou, como solução imediata, a execução de um canal escavado através dos vertedouros das barragens Poções e Camalaú.
O coordenador do Dnocs na Paraíba, Alberto Gomes, informou, no entanto, que, há dez dias, as obras situadas no trecho que recebe as águas do Velho Chico foram finalizadas, e Boqueirão deve estar retomando o abastecimento, por meio do Projeto de Integração das Águas do São Francisco, nos próximos dias.

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tio Paulo: Sobrinha que levou homem morto a banco é investigada por homicídio

A mulher que levou um idoso morto a uma agência bancária em busca de um…

1 de maio de 2024

Novos radares passam a multar a partir de hoje em João Pessoa; saiba onde

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

1 de maio de 2024

JP, Bayeux, Santa Rita e mais 13 municípios paraibanos estão sob alerta de chuva intensa e ventos fortes

Na tarde desta quarta-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de perigo…

1 de maio de 2024

Pré-candidata à prefeitura de Cajazeiras entra na mira por suspeita de acumulação ilegal de cargos

A Câmara de Vereadores de Cajazeiras, situada no Sertão do estado, planeja apresentar representações ao…

1 de maio de 2024

Prefeitura de Santa Rita lança nesta quinta-feira o São João 2024: festa promete unir tradição, cultura e alegria

O clima junino já toma conta da cidade de Santa Rita, na Paraíba. Nesta quinta-feira…

1 de maio de 2024

Gasolina pode ser encontrada a R$ 5,59 em João Pessoa; saiba onde

Pesquisa de preços de combustíveis da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de…

1 de maio de 2024