Categorias: Paraíba

2ª Câmara envia ao MP casos de malversação de recursos

PUBLICIDADE

 Reunidos na manhã desta terça-feira (23), em sessão ordinária, os membros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba apreciaram uma Tomada de Preços, proveniente da Prefeitura Municipal de Jacaraú, e decidiram pela irregularidade nos procedimento da licitação, reiterando a preocupação da Corte de Contas em encaminhar de imediato as peças do processo para as providências do Ministério Público, no que diz respeito à responsabilidade civil ou penal do gestor, quando detectados indícios de malversação ao dinheiro público.

 

O processo de nº 13018/11, foi relatado pelo conselheiro Nominando Diniz. Ele referiu-se à contratação de uma empresa, a MS – Manutenção de Serviços, especializada para a construção de um estabelecimento assistencial, no entanto, segundo o relator, a ex-gestora responsável, Maria Cristina da Silva, apesar de citada, deixou de atender aos chamados do TCE para apresentar explicações a respeito dos indícios de irregularidades levantados pela Auditoria.

 

O conselheiro André Carlos Torres Pontes, vice-presidente do TCE, explicou que nos casos em que o TCE contata indícios de irregularidades, encaminha os autos ao Ministério Público, a quem cabe analisar a conduta pessoal do gestor, ou seja, se incidiu em práticas que podem ser consideradas como dolo ou mesmo má-fé, na gestão dos recursos públicos. Ao TCE, acrescentou ele, caberá analisar em relação ao dano que possa ser causado ao erário, inclusive com ressarcimento, quando houver desvios.

 

Durante a sessão foram julgados regulares processos licitatórios provenientes da Secretaria da Administração (nºs 04309/92; 11881/15; 09827/10; 16006/14), Secretaria da Saúde (nº s 03310/12; 15872/12), Secretaria de Ciência e Tecnologia (nº 09235/08), Cagepa (nº 01526/08) e Prefeituras municipais de Pombal, Amparo, Mogeiro, Coxixola e Fundo Municipal de Juripiranga.

 

A sessão da 2ª Câmara Deliberativa do TCE foi presidida pelo conselheiro Arnóbio Viana, em sua 2824ª sessão ordinária. Foram agendados 69 processos. Funcionou no plenário Conselheiro Adailton Coelho Costa e teve na composição os conselheiros André Carlo Torres Pontes, Nominando Diniz Filho, Antônio Cláudio Silva Santos (substituto) e Oscar Mamede Santiago Melo (substituto). Pelo Ministério Público de Contas atuou a subprocurador Manoel Antônio dos Santos.

 

 

Assessoria de Comunicação 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diego Tavares afirma que é natural postulação de Daniella Ribeiro para reeleição ao Senado, mas que debate só será feito após 2024

Diego Tavares, Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, afirmou…

30 de abril de 2024

Galdino volta a alimentar rumores sobre suceder João Azevêdo em 2026 e brinca: “Tenho vontade, só não tenho os votos”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, falou sobre as especulações que…

30 de abril de 2024

Veneziano consegue articular votação e Senado autoriza operação de crédito de US$ 52 milhões para Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) conseguiu garantir uma grande…

30 de abril de 2024

Fim do período educativo: novos radares passam a multar a partir desta 4ª em JP

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

30 de abril de 2024

Veneziano inspeciona 2º viaduto da duplicação da BR 230, em CG

Senador destacou a celeridade da obra graças a “projeto bem feito e verba garantida O…

30 de abril de 2024

Movimento ‘Esgotei’ organiza manifestação e denuncia lançamento de esgoto no mar da Grande JP

O movimento “Esgotei”, responsável por denunciar o lançamento de esgoto no mar de várias praias…

30 de abril de 2024