Categorias: Mundo

Vice-presidente promete “novo tom” dos EUA no mundo

PUBLICIDADE

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um discurso neste sábado prometendo um "novo tom americano" no mundo, sob o governo do presidente Barack Obama.

Biden falou a outros chefes de Estado em uma conferência sobre segurança em Munique, na Alemanha.

Ele disse que a ameaça nuclear do Irã poderia ser enfrentada com um sistema de defesa antimíssil, caso a relação custo-benefício compense. No dia anterior, o delegado iraniano no encontro, Ali Larijani, disse que o novo governo americano é bem-vindo, mas ressaltou que Barack Obama terá de oferecer mais do que apenas uma mudança de tom e algumas entrevistas.

Biden também disse que para enfrentar o Talebã no Afeganistão será necessária uma combinação de esforços de diversos países, com ênfase especial para o Paquistão.

Em seu discurso, o vice-presidente americano falou sobre diversos assuntos, como as mudanças climáticas e a crise financeira mundial.

"Nós vamos participar. Nós vamos escutar. Nós vamos consultar. Os Estados Unidos precisam do mundo, assim como eu acredito que o mundo precisa dos Estados Unidos", disse.

Biden disse que chegou "a hora de apertar o botão de ‘reset’ (zerar)" nas relações entre Estados Unidos e Rússia. Biden deve encontrar-se com o vice-primeiro-ministro russo Sergei Ivanov.

Na mesma conferência de Munique, Ivanov disse que a Rússia não manterá foguetes em Kaliningrado, caso os Estados Unidos desistam do plano de instalar um escudo antimísseis na Polônia e na República Checa.

Além do encontro com Ivanov, Biden se reunirá com a premiê da Ucrânia, Yulia Tymoshenko, e com o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili. No ano passado, o governo americano manifestou apoio à Geórgia no conflito contra a Rússia, na Ossétia do Sul.

O vice-presidente americano já se encontrou com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Também em Munique, o secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop, criticou os países europeus por não atenderem ao pedido americano por mais tropas no Afeganistão.

Uma reportagem da BBC revelou que a Itália pretende aumentar o número de tropas do país no Afeganistão de 800 para 2,8 mil neste ano.

 

BBC

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo rebate Hervázio Bezerra e diz que deputado busca motivos para justificar decisão já tomada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…

20 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra justifica rompimento com governador João Azevedo: “Atingiu a minha dignidade”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…

20 de janeiro de 2026

Destaque no O Agente Secreto,  e com mais de 2 mil aparelhos na Paraíba, orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil

Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…

20 de janeiro de 2026

Previsão de chuvas fortes leva AESA a reforçar alerta preventivo por 24 horas, na PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…

20 de janeiro de 2026

João Azevedo não teme futuras traições ou mudanças de postura após deixar o cargo: “Acredito no ser humano”

O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…

20 de janeiro de 2026

MPPB e PMJP alinham regularização do fornecimento de fórmulas para crianças alérgicas na capital

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464