A Paraíba o tempo todo  |

Vice-presidente promete “novo tom” dos EUA no mundo

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um discurso neste sábado prometendo um "novo tom americano" no mundo, sob o governo do presidente Barack Obama.  

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um discurso neste sábado prometendo um "novo tom americano" no mundo, sob o governo do presidente Barack Obama.

Biden falou a outros chefes de Estado em uma conferência sobre segurança em Munique, na Alemanha.

Ele disse que a ameaça nuclear do Irã poderia ser enfrentada com um sistema de defesa antimíssil, caso a relação custo-benefício compense. No dia anterior, o delegado iraniano no encontro, Ali Larijani, disse que o novo governo americano é bem-vindo, mas ressaltou que Barack Obama terá de oferecer mais do que apenas uma mudança de tom e algumas entrevistas.

Biden também disse que para enfrentar o Talebã no Afeganistão será necessária uma combinação de esforços de diversos países, com ênfase especial para o Paquistão.

Em seu discurso, o vice-presidente americano falou sobre diversos assuntos, como as mudanças climáticas e a crise financeira mundial.

"Nós vamos participar. Nós vamos escutar. Nós vamos consultar. Os Estados Unidos precisam do mundo, assim como eu acredito que o mundo precisa dos Estados Unidos", disse.

Biden disse que chegou "a hora de apertar o botão de ‘reset’ (zerar)" nas relações entre Estados Unidos e Rússia. Biden deve encontrar-se com o vice-primeiro-ministro russo Sergei Ivanov.

Na mesma conferência de Munique, Ivanov disse que a Rússia não manterá foguetes em Kaliningrado, caso os Estados Unidos desistam do plano de instalar um escudo antimísseis na Polônia e na República Checa.

Além do encontro com Ivanov, Biden se reunirá com a premiê da Ucrânia, Yulia Tymoshenko, e com o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili. No ano passado, o governo americano manifestou apoio à Geórgia no conflito contra a Rússia, na Ossétia do Sul.

O vice-presidente americano já se encontrou com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Também em Munique, o secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop, criticou os países europeus por não atenderem ao pedido americano por mais tropas no Afeganistão.

Uma reportagem da BBC revelou que a Itália pretende aumentar o número de tropas do país no Afeganistão de 800 para 2,8 mil neste ano.

 

BBC

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe